Quinta-feira, 7 de Janeiro de 2021

Tarzan espera por uma família no Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos

Horário: 00:00
Ele e outros 200 animais aguardam um lar, muitos deles há mais de dez anos, sem perder a esperança

O gato Tarzan chegou a Coordenadoria da Saúde e Proteção do Animal Doméstico (COSAP) em 2018 ainda filhote, com aproximadamente três meses de idade. É um gato muito forte e brincalhão, que procura uma família.

"Gosto muito de outros gatinhos, mas sou um pouco tímido com humanos, principalmente quando me pegam no colo. Por isso eu preciso que você tenha um pouquinho de paciência comigo para que a gente se conheça melhor"

O Tarzan gosta de chamego, mas sem colo. O que ele mais aprecia é ficar livre, correndo de um lado para o outro. Por isso, o ideal é que este gatinho seja adotado por quem tem uma casa segura, onde ele possa ficar livre na dele, sem o risco de fugir (já que ele é muito curioso). Ele convive bem com outros gatos, mas os humanos que adotarem o Tarzan devem ter paciência e respeitar o tempo dele. Ele precisa ser conquistado. O que você acha dele fazer parte da sua família?

Ajude a mudar a história do Tarzan e dos outros 200 bichinhos que aguardam por um lar na Cosap. Apesar de a maioria das famílias que procuram a Cosap terem preferência pelos filhotes, a coordenadora da Cosap, Analy Xavier, afirma que são muitas as vantagens de adotar um animal adulto.

“A gente já sabe o tamanho que ele vai ficar. É diferente de se adotar um bebezinho fofo, pela empolgação, e ele cresce muito. Não tem como controlar isso. Além disso você já conhece o temperamento, já sabe exatamente como ele é, isso para a adoção é muito importante, para que seja compatível o perfil do adotante com o perfil do animal”, explica.

Como forma de incentivar a adoção de cães e gatos idosos que vivem hoje no Centro Municipal de Adoção, a Cosap lançou neste ano o cartão Cuida Bem - Idoso, uma ferramenta importante, criada para mudar a realidade e oferecer esperança a esta turminha especial com idade a partir de 8 anos.

Os animais adultos também fazem menos bagunça, destroem menos objetos, e são mais resistentes às doenças. “Fora a vantagem de você dar uma nova oportunidade para um animal que é negado e rejeitado, por já ser adulto. A forma como eles nos dá amor é tão gratificante, que eu diria que os adultos, e especialmente os mais velhos, são mais resilientes. É perceptível a retribuição e a gratidão que eles demonstram quando têm uma oportunidade com uma nova família”, disse Analy.

Vantagens de adotar um animal adulto:

• Já cresceu e sabemos o tamanho que ele vai ficar
  • Já se conhece o temperamento
  • Menos bagunça/destruição de objetos
  • São mais resistentes às doenças

Guarda Responsável
Quando uma pessoa opta pela adoção de um cão ou gato, consciente de que será o responsável pelo animal em todas as etapas de sua vida, promovendo a guarda responsável, que é o conjunto de regras básicas que deve ser seguido pela família que decide ter um animal de estimação a fim de garantir a saúde física e mental, a segurança e o bem estar do novo membro da família. Isso inclui alimentação adequada, água, higiene, vacinação, evitar fugas, cuidados médico-veterinários, atenção e muito carinho.

Como iniciar o processo de adoção:
O processo para adotar o Tarzan e outros amigos continua na cidade. Por causa da Pandemia por covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus), a visitação dos animais do Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos foi suspensa. No entanto, a COSAP se adaptou para o período de isolamento social.

São mais de 200 animais (entre cães, gatos, cavalos e porcos) ainda esperam por uma família, muitos deles há mais de dez anos. O processo de adoção é simples:

O primeiro passo é buscar o serviço “Adotar cães e gatos” no menu do Portal SP156 (https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/informacao?servico=3676).

Ali mesmo você encontra o link que dará acesso a galeria de imagens e informações de alguns animais disponíveis para adoção.

Em seguida, basta preencher um formulário online descrevendo, entre outras informações, o nome ou perfil do animal que deseja adotar. A equipe da COSAP irá avaliar as informações, com o objetivo de reduzir as chances de devolução dos animais. Se não for detectada nenhuma incompatibilidade, o processo de adoção prossegue, com o agendamento da visita para que o futuro tutor conheça o seu novo amigo.

No dia agendado para interação e possível conclusão do processo, o tutor deverá providenciar uma coleira, no caso de cães, ou uma caixa de transporte, para gatos, além do pagamento de taxa administrativa de R$ 25,50 por animal adotado.

Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos está localizado à rua Santa Eulália, 86 – Portaria 2, no bairro de Santana, mas voltamos a dizer, enquanto a pandemia durar, o local receberá apenas essas visitas agendadas.

Adoção:

A adoção é um dos pilares de atuação da COSAP e, sem dúvida, uma atividade que requer esforço e amplo envolvimento do poder público com a sociedade civil. Isso porque o alojamento municipal não é um lar definitivo, ao contrário, a estadia deve ser de curta permanência. Esses animais precisam de amor, de companhia, de famílias amorosas e responsáveis.

• Confira aqui os Cães Gatos que se foram, sem a chance de ter uma família

Ao adotar é dada uma chance de recomeço ao animal escolhido. É trazer luz a uma vida que se apaga a cada dia. Além disto, há filas de espera na DVZ para remoção de animais em vias públicas ou remoção por determinação judicial (casos de acumuladores, maus tratos, etc.); e novas entradas só são possíveis à medida que os animais alojados sejam adotados.

Todos os animais são castrados, vacinados, vermifugados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), conforme Lei Municipal nº 13.131/01.

Outros animais que já apareceram por aqui: