Sábado, 18 de Março de 2023

Tarde de sábado começa com céu aberto e sem previsão de chuvas

Horário: 00:00

Capital tem mais uma tarde de sol e sem previsão de chuvas neste sábado. No momento os termômetros das Estações Meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo indicam temperatura média de 26,5°C, hoje a máxima deve atingir os 28°C. A umidade relativa do ar segue em torno dos 60% podendo chegar a valores próximos dos 40% nas horas mais quentes.

O radar e satélite meteorológico seguem sem indicar presença de áreas de instabilidade no interior do estado, e o dia se mantém sem previsão de chuvas.

Tendência

A chegada do outono, que começa às 18h25 da segunda-feira (20), deve ser marcada por calor e chuvas rápidas.  Uma previsão mais estendida, de acordo com as simulações atmosféricas, indica que a segunda quinzena de março terá volume de chuva bem menor do que o registrado na primeira.

O domingo (19) deve apresentar uma madrugada com céu nublado e termômetros na casa dos 19°C. O período da manhã inicia com sol entre poucas nuvens, o que facilita a rápida elevação das temperaturas. A máxima prevista é de 29°C e os menores percentuais de umidade do ar devem ficar ao redor dos 40%. A chegada da brisa marítima no fim da tarde aumenta a condição para o surgimento de nuvens que provocam pancadas rápidas de chuvas, porém com baixo volume.

Na segunda-feira (20), dia que marca a chegada do outono às 18h25, as condições atmosféricas se mantêm inalteradas. A madrugada terá temperatura média de 19°C e céu nublado. O sol predomina nas primeiras horas da manhã e favorece a livre ascensão das temperaturas, que devem registrar valores em torno dos 29°C nas horas mais quentes do dia. No fim da tarde com a infiltração da brisa marítima a nebulosidade aumenta e gera condição favorável para a formação de nuvens carregadas que provocam chuva na forma de pancadas pontualmente isoladas na Capital e cidades da RMSP.