Notícia na íntegra

Terça-feira, 23 de Junho de 2020 | Horário: 17:57

SPTrans registra mais de 7 mil interações por chatbot em menos de dois meses

Assistente virtual responde dúvidas dos usuários do Bilhete Único

A Prefeitura, por meio da SPTrans, registrou mais de 7 mil interações entre usuários e chatbot, desde 1º de maio, data de início da operação da nova ferramenta. O canal de atendimento pode ser acessado diretamente por meio da página da SPTrans nas redes sociais. Os usuários do Bilhete Único podem tirar dúvidas e resolver alguns problemas relacionados à utilização do cartão.

Quando a dúvida não é sanada, o usuário pode pedir para falar com um atendente, que está disponível de segunda a sexta em horário comercial, das 8h às 17h. Desde o início do serviço, apenas 372 atendimentos precisaram da interação humana, o que representa 0,45% do total.

Nesse período, os serviços mais procurados foram para tirar dúvidas referentes ao Bilhete Único e o acompanhamento de solicitações do BU Especial. As interações duram em torno de 5 minutos, em média.

O assistente virtual interage com a população automaticamente pela página @SPTransOficial. O canal de atendimento facilita o relacionamento da empresa com os usuários do Bilhete Único que têm perfil na rede social por meio de uma comunicação automatizada e eficiente, dá celeridade às respostas e filtra as perguntas que necessitem de uma análise mais detalhada.

Chatbots são programas de computador que utilizam inteligência artificial para interagir com usuários de várias plataformas e aplicativos. Popularmente chamados de robôs, são capazes de se comunicar com pessoas de forma humana e se tornaram uma ferramenta de comunicação importante entre as empresas e seus consumidores.

Os usuários do Bilhete Único podem tirar dúvidas sobre postos de atendimento, procedimento para emissão de cartão, utilização do Bilhete Único e opções para compra de crédito, por exemplo.


Como acessar o serviço?

O usuário deve acessar o serviço clicando no botão “enviar uma mensagem” no canto superior direito da página da @SPTransOficial. Ao clicar, abrirá a tela para início da conversação com o chatbot.

Desta forma, o munícipe poderá obter informações sobre o status de solicitações do Bilhete Único e, se necessário, interagir com um funcionário da equipe de atendimento.

A interação humana só será necessária para os serviços de consulta ao cadastro do usuário e às ocorrências de solicitação ou utilização do seu Bilhete Único.

Para as consultas mais complexas o usuário enviará seus dados, como RG, CPF e número do cartão e receberá a resposta, via atendente, pela própria plataforma, dentro de alguns minutos.

Acompanhe a SPTrans nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/SPTransOficial/

Instagram: https://www.instagram.com/sptransoficial/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/sptrans/

Twitter: https://twitter.com/sptrans

YouTube: https://www.youtube.com/SPTransSP

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn