Quinta-feira, 9 de Abril de 2020 | Horário: 17:43

SPTrans orienta os passageiros nos terminais urbanos

Objetivo é conscientizar as pessoas da importância da prevenção no transporte público por ônibus

Quem passa hoje por qualquer um dos 31 terminais de ônibus da cidade pode ver que a movimentação está menor do que antes da pandemia de coronavírus. Em lugares onde circulavam milhares de passageiros, o movimento foi reduzido. Nas mensagens de aviso sonoro onde eram divulgadas apenas informações sobre as linhas de ônibus e uso do bilhete único, agora são fornecidas dicas e orientações para prevenção da covid-19. Entre elas:

- Todos contra o coronavírus. Respeite as marcações no chão para manter a distância segura entre passageiros. Elas estão nas plataformas e nas áreas do Posto de Atendimento.
- Todos contra o coronavírus. Mantenha a distância segura entre os passageiros próximos a você. Respeite as marcações no chão das plataformas durante o embarque.
- Todos contra o coronavírus. febre, tosse, e dificuldade para respirar são os principais sintomas da doença.
- Todos contra o coronavírus: Não compartilhe objetos de uso pessoal.
- Todos contra o coronavírus: Ao final de sua viagem lave as mãos com água e sabão, desde a parte inferior das unhas até o pulso.

Sinalização
A sinalização nas plataformas define a distância de 1 metro entre os usuários enquanto aguardam o embarque no ônibus. As faixas são pintadas com tinta de piso amarela, antiderrapante, e serão reforçadas periodicamente, se necessário. A SPTrans recomenda aos passageiros que preservem a distância mínima de acordo com as faixas pintadas no chão das plataformas a fim de evitar o contágio e a propagação da covid-19. O objetivo da medida é preservar a distância mínima recomendada como prevenção ao surto do novo coronavírus.

Essas orientações e outras medidas fazem parte das ações adotadas pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) e SPTrans, para evitar a proliferação do novo coronavírus entre trabalhadores e usuários do transporte público. Acompanhe abaixo:
- Nos banheiros dos terminais, a limpeza está sendo feita com maior frequência;
- Jornal do Ônibus com informativo sobre dicas de prevenção ao coronavírus (nos ônibus desde 6/3)
- Reforço na limpeza e higienização dos ônibus, em especial nos pontos de contato com as mãos dos usuários, como balaústres e pega-mão;
- orientação para que motoristas de ônibus, cobradores e demais funcionários de operadoras de ônibus reforcem seus cuidados pessoais, lavando sempre as mãos a cada viagem realizada;
- Idosos que são considerados grupos de risco, se puderem, devem evitar usar transporte público no horário de pico, quando há maior aglomeração de pessoas.

Outras medidas

Diariamente, a equipe técnica da SPTrans acompanha o movimento dos passageiros e adequa a frota de ônibus para atender a população que precisa continuar se deslocando durante a quarentena. A SPTrans também criou um site com as notícias relacionadas ao transporte público em virtude da pandemia de Covid-19, incluindo mudanças de linhas, funcionamento dos postos e recomendações de como se prevenir: http://www.sptrans.com.br/covid-19.