Quinta-feira, 19 de Março de 2020

Transporte: Prefeitura adota medidas de prevenção contra a contaminação pelo coronavírus, causador da Covid-19

Mudanças abrangem o Bilhete Único Estudante, Especial PCD, Especial Idoso e postos de atendimento

* Atualizado às 14h09

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e da SPTrans, promove mudanças no Bilhete Único Estudante (gratuidade e meia tarifa), Bilhete Único Especial PCD e no atendimento no Posto Central e nos postos instalados nas subprefeituras.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou como pandemia a circulação do novo vírus causador da COVID-19. A transmissão já ocorre regionalmente no Brasil e é necessário adotar medidas para conter a disseminação da doença. As medidas visam evitar o contágio pelo coronavírus (Covid-19) e, assim, garantir a segurança dos usuários e colaboradores da SPTrans.

Atendimento nos Postos de Atendimento e Central somente por pré-agendamento

O atendimento presencial no Posto Central e nas subprefeituras será realizado mediante agendamento obrigatório através do site www.sptrans.com.br/agendamento ou através do aplicativo Cittamobi.
A partir desta quinta-feira (19), o atendimento no Posto Central somente será feito se o munícipe fizer um pré-agendamento. Já nos postos instalados nas Subprefeituras o atendimento por pré-agendamento será a partir de 23 de março.

Vale ressaltar que a entrada dos usuários nos postos de atendimento será liberada somente com a apresentação do protocolo de agendamento.

Para mais informações, consulte: http://sptrans.com.br/noticias/sptrans-amplia-servicos-no-agendamento-online-para-bilhete-unico/

Renovação automática do Bilhete Único Especial PCD
Todos os cartões de Bilhete Único Especial PCD com data de validade a partir de 23 de março serão revalidados automaticamente por até 90 dias para evitar o comparecimento presencial.

Suspensão das cotas de gratuidade e da comercialização de meia tarifa do Bilhete Único do Estudante

A partir de 23 de março, a comercialização da meia tarifa para estudantes está suspensa com base no Decreto Nº 59.283, de 16 de Março de 2020, que determina a interrupção gradual das aulas na rede pública municipal de ensino. Vale ressaltar que a cota já adquirida poderá ser utilizada normalmente.

Já a cota de gratuidade de abril não será gerada, mas a cota que já foi disponibilizada e carregada no cartão também poderá ser utilizada normalmente. Ou seja, tanto para a gratuidade quanto para a meia tarifa os créditos já carregados no cartão continuam disponíveis para utilização dos estudantes.

Suspensão do envio do Bilhete Único Estudante para as escolas
A SPTrans suspendeu o envio de cartões de Bilhete Único Estudante para as Unidades de Ensino, tendo em vista que ficarão fechadas pelos próximos dias.

Idoso pode tirar dúvidas sobre o Bilhete Único Especial Idoso por e-mail
Excepcionalmente, os idosos podem tirar dúvidas, bloquear o Bilhete Único Especial Idoso (por motivo de perda ou roubo) e até apresentar justificativa após bloqueio do cartão pelo e-mail atendimento.idoso@sptrans.com.br. A SPTrans informa ao passageiro idoso que não haverá atendimento presencial e para qualquer dúvida, envie e-mail.

Importante mencionar que mesmo sem o cartão a pessoa idosa poderá embarcar e desembarcar pela porta dianteira do veículo apresentando ao operador um documento oficial com foto no momento do desembarque.

Para ter acesso às principais notícias publicadas no site da Prefeitura de São Paulo, clique aqui