Terça-feira, 14 de Maio de 2019 | Horário: 10:09

SPCine transmite ao vivo atrações da Virada Cultural

Plataforma SPCine Play exibirá shows ao vivo de artistas como Karol Conka, Flora Matos e Linn da Quebrada. Em paralelo, a Avenida Paulista se transforma em espaço de fruição audiovisual com sessões de cinema no vão livre do MASP e exibição de videoclipes na Praça Osvaldo Cruz

Entre os dias 18 e 19 de maio, a Spcine participa da maior maratona cultural do país com duas ações inéditas na história do megaevento. A primeira é a transmissão ao vivo da programação da Virada Cultural para todo o Brasil. O público de dentro e fora de São Paulo poderá acompanhar parte da maratona de shows desta edição pela Spcine Play — única plataforma pública de streaming do país — pelo site www.spcineplay.com.br.

Durante quatro horas, das 23h de sábado (18) às 3h do domingo (19), as atrações do palco Theatro Municipal serão exibidas ininterruptamente enquanto uma transmissão itinerante apresenta o melhor dos shows que acontecem nos palcos espalhados pelo centro da cidade. A programação começa com o espetáculo Terreiro Urbano, da companhia Treme Terra, inspirado na mitologia dos orixás. O grupo de rap e hip hop Z’África Brasil e o cantor Lirinha são os convidados especiais da atração.

Há ainda os shows de Baco Exu do Blues, vencedor do APCA de 2017 como artista revelação e destaque com os hits “Te Amo Disgraça”, “Me Desculpa Jay-Z” e “Bluesman”; do Criolo, que resgata as principais músicas da sua discografia; e da rapper brasiliense Flora Matos, cantora do single “Pretin”.

Karol Conka também participa da agenda com seu repertório de sucessos como “Tombei”, e convida Danna Lisboa para subir ao palco. A transmissão ainda conta com um grande encontro entre Drik Barbosa, As Bahias e a Cozinha Mineira, Luedi Luna e Linn da Quebrada. Vale destacar que todas as atrações são de artistas negros.

A apresentação fica a cargo de Ana Flávia Cavalcanti, atriz reconhecida por trabalhos no cinema ("Corpo Elétrico", "A Morte de J.P. Cuenca") e na TV (“Malhação – Viva a Diferença”, “A Garota da Moto”).

A ação inédita faz parte da estratégia da Spcine Play de exibir a efervescência cultural da cidade, incluindo shows e espetáculos realizados pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. A curadoria da plataforma inclui ainda mostras digitais simultâneas aos principais festivais de cinema do país (como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Anima Mundi e o É Tudo Verdade) e um catálogo de clássicos do cinema brasileiro.

Audiovisual na Avenida Paulista
A segunda novidade é que, durante toda a Virada Cultural, a Avenida Paulista se transformará em um grande corredor audiovisual com ações assinadas pela Spcine.

Cinco clássicos da cinematografia brasileira serão exibidos no vão livre do MASP. A programação começa com “A Hora da Estrela”, às 18h30; segue com “A Margem”, às 20h45 – incluindo trilha sonora ao vivo interpretada por Kiko Dinucci e Cadu Tenório –, e “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”, às 23h. A madrugada adentra com “São Paulo S/A”, à 1h10, também com trilha sonora ao vivo – a interpretação é do grupo Bodes & Elefantes –, e termina com “O Beijo no Asfalto”, às 3h15. Da meia-noite às 6h, a fachada do museu ganha projeções de vídeo mapping.

O videoclipe também terá espaço na grade. Uma tela montada na Praça Osvaldo Cruz projetará, entre 19h e 6h, clipes de bandas nacionais e internacionais. A curadoria musical é do M-V-F- Music Video Festival. Em paralelo, na altura do nº 1853, acontece a intervenção audiovisual Monumenta.

As instituições parceiras também participam da programação na Paulista. O Centro Cultural Fiesp exibe ao ar livre do filme “As Boas Maneiras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra, às 21h30. E o Instituto Moreira Salles promove a Sessão da Meia Noite com o clássico do terror “Cemitério Maldito”.

Circuito Spcine
A programação cinematográfica segue nas salas do Circuito Spcine. No Centro Cultural São Paulo, o público poderá embarcar nas maratonas Tarantino, com filmes do cineasta norte-americano, e Megalo Box, a nova animação japonesa sensação dos fãs de anime. Elas acontecem nas salas Lima Barreto e Paulo Emilio, respectivamente.

A mostra Deuses e Monstros do Japão, do Cine Phenomena, também entra na lista de atrações. Ela acontece dentro do porão do CCSP e traz 20 horas de filmes nipônicos com histórias de monstros, ficção científica e muita fantasia.

Já a Spcine Olido vai exibir uma seleção especial dos festivais In-Edit e Curtas Kinoforum. Entre os destaques estão documentários focados em artistas como Frank Zappa, Nick Cave, Paco de Lucia e James Brown.

Confira a programação abaixo e no site da Virada Cultural.

PROGRAMAÇÃO AUDIOVISUAL DA VIRADA CULTURAL 2019

> SPCINE PLAY
Transmissão ao vivo das 23h de sábado (18) às 3h de domingo (19)
Terreiro Urbano - Treme Terra convida Z'África Brasil e Lirinha