Sexta-feira, 22 de Maio de 2020 | Horário: 09:00

Spcine lança cineclube virtual para debater filmes e temas atuais da sociedade

Próximos encontros pela internet devem acontecer nos dias 26 de maio e 2 de junho; datas de inscrição serão divulgadas em breve

A Spcine inaugurou nesta terça-feira (19) o Cineclube Spcine – Virtual. A iniciativa tem o objetivo de promover a diversidade da produção audiovisual, a pluralidade de ideias, estilos e gêneros e estimular o pensamento crítico a partir filmes que trazem temáticas relevantes e atuais da sociedade. Na estreia, o clássico do cinema nacional “Pixote – A Lei do Mais Fraco”, de Hector Babenco, foi analisado sob a temática do “Encarceramento” e já está disponível para ser visto ou revisto na Spcine Play.

Para facilitar o acesso às obras que serão debatidas, as produções que integram a programação do cineclube virtual podem ser vistas diretamente na Spcine Play, plataforma de streaming com mais de 230 títulos que podem ser acessadas gratuitamente de qualquer lugar do Brasil.

“Este projeto mantém a concepção dos 16 espaços cineclubistas da Spcine que tiveram a programação suspensa no último mês de março, em decorrência da covid –19. Nosso principal objetivo é continuar a oferecer conteúdo de qualidade e que estimule a reflexão neste período de isolamento social”, explica Laís Bodanzky, presidente da Spcine.

Todos os títulos da Spcine Play podem ser acessados de qualquer lugar do Brasil e sem a necessidade de assinatura. Acesse www.spcineplay.com.br.

Próximos debates

O próximo encontro virtual será realizado na próxima terça-feira (26) com o curta-metragem “Estamos Todos Aqui”, de Chico Santos e Rafael Mellim, que será debatido a partir da temática “Lutas que nos unem” e já pode ser acessada na Spcine Play.

Já no dia 2 de junho será a vez do média-metragem “Vaga Carne”, de Grace Passô e Ricardo Alves Jr, que acaba de ilustrar o catálogo da Spcine Play e terá foco no tema: “Reconstruindo afetos e imaginário pós-quarentena”. O debate contará com a participação especial da atriz e diretora Grace Passô.

Os demais convidados e as datas de inscrição para esses dois debates serão divulgados em breve. Confira abaixo as sinopses e as fichas-técnicas dos três filmes que serão debatidos:

Dia 26.5, às 17h

Estamos todos aqui, de Chico Santos e Rafael Mellim ((Disponível na Spcine Play)

2018 | Brasil | 19 minutos - Nacional – Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Rosa nunca foi Lucas. Expulsa de casa, ela precisa construir seu próprio barraco. O tempo urge enquanto um projeto de expansão do maior porto da América Latina avança, não só sobre Rosa, mas sobre todos os moradores da Favela da Prainha.

2 de Junho

VAGA CARNE, de Grace Passô e Ricardo Alves Jr.  Brasil, 2019, 45 minutos- Nacional (Disponível na Spcine Play) - Debate com a presença de Grace Passô

Sinopse - Uma estranha voz toma posse do corpo de uma mulher. Juntos, a voz e o corpo procuram por pertencimento e por uma identidade própria enquanto questionam seus papéis dentro da sociedade. O filme é uma transcriação do espetáculo teatral da atriz e dramaturga Grace Passô.