Quinta-feira, 28 de Dezembro de 2023 | Horário: 15:07

São Paulo - Verde

A cidade de São Paulo conta com uma enorme variedade de parques, reservas e outros itinerários perfeitos para nos conectarmos com a natureza. O verde contribui para a qualidade do ar e o bem-estar da população, além de propiciar momentos de lazer, relaxamento e reflexão. Não é só o celebrado Parque Ibirapuera, que já foi considerado o melhor do mundo, mas também os demais parques e áreas no entorno da cidade - como a Serra da Cantareira, uma das maiores florestas urbanas do planeta -, que fazem de São Paulo um surpreendente destino de turismo ambiental.

Confira algumas das nossas principais atrações e serviços:

Parque Ibirapuera
O Parque Ibirapuera é o mais famoso de São Paulo e talvez de todo o país. Com fundação em 1954, o parque é agraciado pelas celebradas intervenções arquitetônicas de Oscar Niemeyer e abriga três museus, um auditório e um planetário. Seus 158 hectares estão repletos de áreas de lazer e beleza natural, sendo também palco de eventos importantes como a Bienal de São Paulo e tantos outros.

Parque Anhanguera
Maior parque municipal de São Paulo, o Anhanguera é uma ponte entre os parques estaduais do Jaraguá e da Cantareira, possibilitando a livre circulação da flora e fauna da região. São 9.500.000m² de área total e 382 espécies de aves, répteis, anfíbios e mamíferos.

Parque do Carmo
O Parque do Carmo, ou Parque Olavo Egydio Setúbal, é uma enorme mancha verde no coração da zona leste, contando com sete lagos e seis nascentes. O parque também abriga um museu, o SESC Itaquera e a conhecida Festa das Cerejeiras, evento sazonal que celebra a herança japonesa da região.

Parque do Povo
Um sofisticado parque urbano na movimentada região de Pinheiros, o Parque do Povo é um ótimo destino para passeios ciclísticos, piqueniques e atividades esportivas. O Parque Mário Pimenta Camargo, como também é chamado, ainda oferece um diferenciado jardim sensitivo em forma de labirinto, que dispõe de diversas espécies de plantas ornamentais e medicinais para estimular os sentidos dos seus visitantes.

Jardim Botânico
O Jardim Botânico de São Paulo é um maravilhoso centro de preservação e exposição das inúmeras espécies exóticas que compõem a fauna e flora paulistanas. Propriedade do Governo do Estado, o Jardim foi fundado em 1928 e é um extasiante cartão postal da capital paulista.

Parque Villa-Lobos
O Parque Villa Lobos está situado às margens do Rio Pinheiros e conta com diversas áreas de lazer e esporte, para além de sua biblioteca de arquitetura singular, onde é promovida uma grande variedade de eventos, oficinas, cursos e apresentações artísticas.

Parque da Independência
Lugar repleto de história, o Parque da Independência (Ipiranga) abriga os restos mortais de Dom Pedro I, primeiro Imperador do Brasil, junto aos de sua primeira e segunda esposas, D. Leopoldina de Habsburgo e D. Amélia de Leuchtenberg. O Museu do Ipiranga está entre principais de São Paulo, e o Altar da Pátria segue sendo um de seus mais imponentes monumentos.

Parque Zoológico de São Paulo
Maior jardim zoológico do Brasil, o parque ocupa uma área de 825.000 metros quadrados de Mata Atlântica original e conta com mais de quatro quilômetros de alamedas. Destino favorito das crianças, o zoológico possui mais de 3200 animais de 444 espécies diferentes em exibição.

Confira aqui

Confira também a lista completa de parques da cidade de São Paulo

A Secretaria de Turismo (SMTUR) oferece também informações e agendamentos para atividades na Serra da Cantareira e no Vale do Ribeira. Clique aqui e confira

A Secretaria do Verde (SVMA) está engajada em uma programação mensal de cursos, oficinas e eventos relacionados ao meio-ambiente e ao bem-estar do cidadão. Confira a nossa agenda

Centrais de Informação Turística
A Secretaria de Turismo faz a gestão de seis CITs localizadas em pontos estratégicos da cidade. Nesses espaços, turistas e visitantes podem conseguir informações e sanar dúvidas a respeito da infraestrutura da cidade e o que ela oferece.

Confira a lista de CITs, os endereços e horários de funcionamento.

Você também poderá tirar proveito dos mapas e guias providenciados pela SMTUR clicando aqui