Quarta-feira, 17 de Abril de 2019 | Horário: 17:56

SP Negócios firma convênio com Amlurb para apoio ao novo processo municipal de gestão de grandes geradores de resíduos

A agência auxiliará na interlocução com o mercado, por meio da apresentação do projeto às empresas privadas que atuam na coleta de lixo em estabelecimentos comerciais

A SP Negócios, agência de promoção de investimentos e exportação do município, celebrou nesta quarta-feira (17) convênio com a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), para prestar apoio ao novo processo para a gestão de grandes geradores resíduos – estabelecimentos que geram mais de 200 litros de lixo por dia.

A parceria foi firmada durante um café da manhã, promovido pela agência com empresas privadas que atuam na coleta de lixo de estabelecimentos particulares, para apresentar o novo modelo de gestão.

“Vamos operar diretamente na interlocução com o mercado para uma maior efetivação do projeto, prestando apoio e atendimento às empresas”, afirmou Juan Quirós, presidente da SP Negócios.

A iniciativa da administração municipal tem como objetivo potencializar a fiscalização dos estabelecimentos privados que são grandes geradores de resíduos. Em atendimento à Lei 13.478/2002, todos os estabelecimentos que destinam acima de 200 litros de resíduo diariamente, devem contratar uma empresa privada para realizar a coleta, transporte, tratamento e destinação do mesmo.

O Sistema de Controle de Resíduos de Grande Gerador (CTRE – RGG), anunciado na última semana, propiciará à Amlurb fazer toda a gestão do cadastro das prestadoras de serviço, bem como o acompanhamento da geração do resíduo até a destinação final.

O novo modelo de gestão, embasado no Decreto 58.701/2019, estabelece, entre outras questões, que a destinação destes resíduos seja feita somente para entidades cadastradas no Sistema de Limpeza Urbana no Município de São Paulo.

“Estamos modernizando um processo já existente. Além de fazer a gestão completa do processo, a iniciativa pretende diminuir os gastos com a coleta pública domiciliar e ampliar a efetividade das ações de zeladoria”, declarou Edson Tomaz de Lima Filho, Presidente da Amlurb.

Na próxima semana a SP Negócios promoverá mais um café da manhã com empresas que prestam o atendimento de coleta nos estabelecimentos comerciais.
Mais informações em: http://www.spnegocios.com/