Terça-feira, 24 de Setembro de 2019 | Horário: 19:59

SP Maker Week 2019: capital paulista sedia um dos maiores eventos de fabricação digital do país

Atividade gratuita, que será realizada entre os dias 25 e 28, estimula a cultura “mão na massa” e a aplicação de novas tecnologias na construção de cidades mais sustentáveis, inclusivas e inteligentes. Serão mais de 250 horas de programação adulto e infantil como oficinas, palestras, painéis e exposições
1339525-Abertura da SP Maker Week 2019

A Prefeitura de São Paulo promove a 3a edição da SP Maker Week, evento gratuito que explora o potencial de aplicação das novas tecnologias na construção de cidades mais sustentáveis, inclusivas e inteligentes. Durante quatro dias, entre 25 e 28 de setembro, a Biblioteca Mário de Andrade e a Hemeroteca, no Centro de São Paulo, serão tomadas por mais de 250 horas de atividades para adultos e crianças com foco na cultura maker “faça você mesmo”. A programação completa está disponível em  http://spmakerweek.prefeitura.sp.gov.br/doc/spmw19_livreto.pdf.

"Mais uma ação importante para que a gente possa fomentar a cultura Maker. Para que a gente possa levar a cidade a ser um grande hub de inovação e de tecnologia, para que a gente possa gerar emprego e renda nesse setor”, comentou o prefeito Bruno Covas, no evento de abertura da Maker Week 2019, realizado no terraço da Biblioteca Mário de Andrade.

“Essa é a vocação de São Paulo, uma cidade que foi dos barões do café e que, ao se industrializar, industrializou o país. E hoje é a cidade vocacionada à economia criativa, à cultura", acrescentou Covas.

"E se a gente não fomentar, a cidade acaba perdendo a concorrência que a gente tem hoje com cidades como Toronto, Barcelona, Seul, nessa área de tecnologia", explicou o prefeito.

"E é também uma economia que ajuda muito a corrigir uma distorção que temos aqui na cidade, que um alto índice de desemprego entre jovens, ainda mais entre jovens de periferia. Não temos dúvidas de que ações como essas ajudam os jovens a aproveitar essa oportunidade nesse novo mundo que se desenha", concluiu Covas.

São quatro dias de programação intensa e atividades como experimentação de drones, batalhas de robôs, impressão 3D e robótica na educação. Oficinas de bioplástico e automação de residências, além de montagem automatizada, em tempo real, de um pavilhão em marcenaria de 180 peças, utilizando dispositivos confeccionados durante os workshops do próprio evento, fazem parte da grade.

Com o objetivo de estimular a experimentação das  novas tecnologias, compartilhar conhecimento e promover a inclusão digital, a SP Maker Week irá reunir coletivos makers, empreendedores sociais, alunos das ETECs e escolas municipais. Educadores e entusiastas de temas relacionados à inovação, tecnologia verde e ciência empreendedora, entre tantos outros, também participarão.

As atividades estão divididas nas trilhas “Educadores – a educação como solução para melhorar as cidades”, “Fazedores – imersão completa no faça você mesmo”, “Fabrincando – a tecnologia para o desenvolvimento das crianças”, “Futuro do trabalho – impactos da fabricação digital e a 4ª revolução industrial” e “Fabricando cidades – cultura digital transformando as cidades”.

“A tecnologia tem papel fundamental na ampliação da qualidade de vida das grandes metrópoles. Precisamos democratizar o acesso a estas novas ferramentas digitais estimulando as pessoas a participarem da construção de uma São Paulo mais inclusiva, diversa e sustentável”, destaca Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Cidades para pessoas: convidados internacionais

A SP Maker Week 2019 irá sediar o I Fórum Brasileiro Fab City e reunir representantes de algumas das 34 cidades que compõem a rede internacional Fab City, como Hamburgo (Alemanha), Amsterdã (Holanda), Barcelona (Espanha) e Oakland (Estados Unidos). Tomas Diez, presidente da Fab City Global Iniciative e fundador do Fab City Barcelona, é um dos painelistas internacionais que irá debater os desafios na implementação de cidades sustentáveis. Raquel Penãlosa, da Communautique Canadá, e Aline Borges, da UNESCO, discutirão o futuro das cidades para além do conceito de “smart cities”, entre outros painéis.

Sobre a rede FAB LAB LIVRE SP

A Prefeitura de São Paulo detém uma das maiores redes de laboratórios públicos de fabricação digital do mundo - o programa FAB LAB LIVRE SP. Inspirados na filosofia da cultura maker ou “faça você mesmo”, os laboratórios são espaços colaborativos e criativos, totalmente gratuitos, onde o cidadão possui acesso livre, por meio de tecnologia de ponta, para desenvolver ideias e projetos. Os cursos e oficinas permitem a criação de quase tudo, de uma pequena escultura a um drone, robô ou prótese. São mais de 30 tipos de formações sobre temas como modelagem 3D, robótica e marcenaria, eletrônica e fabricação de projetos. Conheça mais sobre o FAB LAB LIVRE SP em www.fablablivresp.art.br

SP Maker Week 2019

SP Maker Week 2019 é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia e da rede FAB LAB Livre SP, com o apoio das secretarias municipais de Educação, Cultura, Relações Internacionais e Direitos Humanos e Cidadania. Conta, ainda, com a parceria institucional do ITS Brasil e do Instituto Fab Lab Brasil.

Data: 25 a 28 de setembro

Horário: 9h às 18h

Local: Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 – República) e Hemeroteca (Rua Dr. Bráulio Gomes, 125 – Centro Histórico)

Evento gratuito e aberto ao público