Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2017 | Horário: 19:59

SP Cidade Linda retirou 2,3 toneladas de lixo na região da República

Sétima operação fez serviços de zeladoria nas avenidas Ipiranga e São Luiz. Equipes de limpeza varreram mais de seis quilômetros
1084278-programa cidade linda praça da republica

A sétima edição do programa SP Cidade Linda coletou aproximadamente 2,3 toneladas de lixo na Praça da República e nas avenidas Ipiranga e São Luís. Os trabalhos começaram no último sábado (11) e ao longo de toda a semana, as ações de limpeza, manutenção e zeladoria foram intensificados.

O programa atuou em 2 quilômetros de vias e nos 54 mil metros quadrados da praça com limpeza, pintura, jardinagem e recuperação de equipamentos públicos. No total, trabalharam na operação cerca de 600 pessoas, com o auxílio de mais de 100 veículos e equipamentos. A limpeza empregou ainda duas varredeiras de grande porte e uma de pequeno porte.

Serviços de jardinagem - Antes

Serviços de jardinagem - Depois

As calçadas da região também receberam manutenção, com reformas em guias, sarjetas e na acessibilidade. Os serviços incluíram a pintura de 5,2 metros de guias, trabalho que empregou 480 quilogramas de cal.

A lavagem de vias e calçadas empregou 80 metros cúbicos de água de reuso e 350 litros de produtos químicos. As vias receberam dois novos pontos de entrega voluntária de recicláveis (PEVs) nas praças da República e Alfredo Issa, além de 35 novas lixeiras de ferro galvanizado.

A Companhia de Engenharia de Tráfego revitalizou 55 placas de sinalização, realizou a pintura de 962 m² de sinalização horizontal e a manutenção de grupos focais em 5 cruzamentos semafóricos.

Na Praça da República foram limpos oito monumentos: Baden Powel, de Vicente Larocca; Bernardino de Campos, de Luiz Morrone; Caetano de Campos e Cesário Mota, de Amadeo Zani; Carolina Ribeiro, de Luiz Morrone; Doutor Luiz Lázaro Zamenhoff, de Sampaio e Fernando Martins Gomes; Mercúrio em Repouso e o marco em homenagem a Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. Já n a Praça Dom José Gaspar foram mais sete: Camões, de José Cucê; Cervantes, de Rafael Galvez; Chopin; Marco em homenagem ao Sesquicentenário da Independência; Cruzeiro; Dante, de Bruno Giorgi, e Goethe, de Tao Sigulda. Todos passaram por procedimento de limpeza supervisionado pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH).

Foram retirados resíduos de 65 bocas de lobo e bocas de leão. As equipes da Loga, responsáveis pela coleta de resíduos, percorreram um perímetro de 9 quilômetros e meio com o auxílio de 17 veículos e 64 funcionários.

As rondas da equipe de manutenção do Departamento de Iluminação Pública da cidade (Ilume) identificaram problemas em 52 pontos de luz, sendo 46 lâmpadas e 6 luminárias. Todas já foram trocadas e estão em funcionamento.

As ações são coordenadas pela Secretaria de Prefeituras Regionais, contando com apoio das pastas de Desenvolvimento Social, Serviços e Obras, Ilume, Transportes e Mobilidade, Segurança Urbana e Verde e Meio Ambiente.

Todas as semanas, o SP Cidade Linda promove em uma grande via o trabalho integrado das áreas de limpeza urbana, segurança pública, assistência social e de empresas que prestam serviços à gestão e de empresas parceiras.

A região da Praça da República é a sétima a receber o programa. A operação também já revitalizou as avenidas Mateo Bei, Tiradentes, Santo Amaro, 23 de Maio, Nove de Julho e Paulista. No próximo fim de semana, a ação acontecerá na Av. Inajar de Souza, na Zona Norte.

Próximas ações do SP Cidade Linda
25 de fevereiro - Avenida Dona Belmira Marin