Sábado, 20 de Maio de 2017 | Horário: 09:31

SP Cidade Linda reforça iluminação da Avenida Roberto Marinho, na Zona Sul

Em sua 21ª edição, operação instala na avenida 20 postes novos e 315 luminárias. Ação também terá limpeza, jardinagem e manutenção de semáforos
926625-PROGRAMA CIDADE LINDA . AV. ROBERTO MARINHO

A 21ª edição do SP Cidade Linda vai reforçar a iluminação da Avenida Roberto Marinho, na Zona Sul, com 20 postes novos e 315 luminárias. Com isso, a operação vai tornar a circulação pela via mais segura. A partir deste sábado (20), serão também intensificados serviços de zeladoria, como limpeza, jardinagem e manutenção de semáforos.

Na área próxima à Ponte Octávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada), serão instaladas 60 luminárias com lâmpadas de 250W em postes já existentes, dobrando a potência de iluminação no local. A região receberá ainda 20 novos postes equipados com lâmpadas de 400W (vapor de sódio) e a remodelação de mais 25 postes, que passarão a ter duas luminárias.

"Serão 22 ações realizadas ao longo da semana, como as trocas de lâmpadas, desentupimento de bueiros, tapa buracos, sinalização, rebaixamento de guias, construção de calçadas, pinturas de guias, recuperação de jardins e canteiros, e as ações sociais, que vão prosseguir com acolhimento das pessoas em situação de rua", disse o prefeito João Doria.

Nos trechos mais arborizados, a iluminação será intensificada com a remodelação de 20 novos braços com uma luminária, além da remodelação de 100 luminárias. Haverá também a instalação de 20 braços de três metros com uma luminária e lâmpadas de 400W. Canteiros e áreas com vegetação receberão ainda 70 lâmpadas na altura de 5 metros, direcionadas para as área verdes e pontos escuros. O projeto instalará o total de 185 luminárias com lâmpadas de 400 watts, 70 lâmpadas de 150 watts e 60 com lâmpadas de 250 watts.

Todas as 519 lâmpadas da avenida também passaram por verificação pela ILUME e já foram realizadas 52 intervenções de manutenção, como limpeza e troca de lâmpadas, reposição de cabos e luminárias. A previsão é que as intervenções sejam concluídas na 2ª semana de junho.

Como nas ações anteriores do programa, os serviços de zeladoria serão intensificados ao longo dos 4,4 quilômetros da via, que interliga a Rua Nicolau Zarvos e a Avenida das Nações Unidas. A operação será realizada em uma parceria entre as prefeituras regionais de Pinheiros e Santo Amaro. Toda a avenida passará por varrição manual e mecanizada e receberá 30 novas lixeiras do modelo especial, feitas de ferro.

Na região, existem no total sete praças: Cidade de Amman, José Antenor Guedes, dos Libaneses, Ubirajara Medeiros, Blota Júnior e João da Cunha Marques. Aquelas que não foram afetadas pelas obras da futura Linha 17-Ouro do Metrô receberão serviços de jardinagem, limpeza e manutenção. A escultura “A Torre”, de Arthur Luiz Piza, e o Monumento de Homenagem aos Imigrantes Libaneses, ambos localizadas na Praça dos Libaneses, passarão por limpeza.

A operação realiza ainda pintura e manutenção de guias e calçadas, com a instalação de rampas de acessibilidade. A concessionária Eletropaulo realizará a poda de 9 árvores, cujos galhos estão localizados próximos à rede elétrica. Os 18 abrigos de ônibus receberão também limpeza, retirada de cartazes e aplicação de adesivos com informações sobre linhas e itinerários. O programa também limpará mais de 200 bocas de lobo, de leão e bueiros. Haverá ainda tapa-buraco, capina de mato, coleta de entulho e de grandes objetos.

Para tornar a circulação de pedestres e veículos mais segura, 11 semáforos passarão por manutenção e serão instalados dois novos semáforos para pedestres. Além disso, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) realiza a pintura de 7,3 mil metros quadrados de sinalização horizontal e a manutenção de 118 placas. Os trabalhos do SP Cidade Linda contarão com o acompanhamento de 60 agentes da CET, 48 viaturas, 3 guinchos e 4 motos.

No total, as ações envolverão uma equipe de cerca de 350 pessoas com 100 equipamentos e veículos. Apoiam a ação agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Assistência Social.

SP Cidade Linda
Lançado no dia 2 de janeiro deste ano, o programa SP Cidade Linda é um projeto de zeladoria urbana que tem o objetivo de melhorar a zeladoria urbana e assim resgatar a autoestima do paulistano. O programa reúne um conjunto de serviços para revitalizar áreas em todas as regiões, em uma ação regular e contínua, que parte do Centro em direção à periferia da cidade.

As ações são coordenadas pela Secretaria de Prefeituras Regionais, com o apoio das pastas de Assistência e Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Obras, Transportes e Mobilidade, Segurança Urbana e Verde e Meio Ambiente, além de contar com o envolvimento da iniciativa privada, ONGs e cidadãos.

Já participaram do programa as Marginais Pinheiros e Tietê, as avenidas 9 de Julho, Paulista, 23 de Maio, Santo Amaro, Tiradentes, Ipiranga, São Luís, Mateo Bei, Inajar de Souza, Belmira Marin, Rubem Berta, Cruzeiro do Sul, Marechal Tito, Eliseu de Almeida, Celso Garcia, Giovanni Gronchi, Pacaembu, Juscelino Kubitscheck, Faria Lima, Sadami Inoue (antiga Estrada de Parelheiros) e a Praça da Sé.