Sexta-feira, 21 de Julho de 2017 | Horário: 16:47

SP Cidade Linda recolhe 9,4 toneladas de lixo na Avenida dos Ourives

Via recebeu a 29ª edição do programa. Também foram feitas ações de zeladoria e manutenção. Confira o balanço

A Avenida dos Ourives, na Zona Sul, recebeu nesta semana a 29ª edição do programa SP Cidade Linda. As equipes da Soma recolheram 9,4 toneladas de entulho durante os trabalhos de varrição e coleta de objetos. Dez mil litros de água de reuso foram utilizados para a limpeza. A avenida, de 1,3 quilômetro de extensão, interliga a Avenida do Cursino à Avenida Helvétia, já no município de São Bernardo do Campo. Por isso, esta foi a primeira vez que a iniciativa teve a cooperação de outro município.

A Prefeitura de São Bernardo do Campo colaborou com a limpeza das margens de dois córregos que cortam a região, na pintura de grades de proteção, além da realização de programas específicos do município vizinho, como o “Parede Limpa”, criado para preservar os patrimônios públicos e particulares da cidade contra atos de vandalismo.

Uma rotatória localizada na divisa entre os municípios foi revitalizada com a ação conjunta. A sinalização foi reforçada e a parte interna recebeu o plantio de grama e arbustos. Foram conservados aproximadamente 5.600 m² de áreas verdes na região e 115 árvores podadas. Devido à proximidade dos galhos com a fiação elétrica, outras 50 serão podadas com a ajuda da AES Eletropaulo, em uma ação que está programada para acontecer no próximo domingo (30). Três árvores tiveram que ser removidas e outras três foram plantadas.

Para dar mais fluidez ao trânsito na região, além da revitalização da rotatória foram tapados 82 buracos, com a fresagem 981 m². Nesta ação, foram utilizadas aproximadamente 118 toneladas de massa asfáltica. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fez a revisão dos semáforos, em 363 placas de sinalização e em 1.090 m² de sinalização horizontal.

Também foi feita a conservação de 28 m² de calçadas, em 17 metros de guias,12 m² de mureta foram construídos e 32,5 metros de sarjetas reformados.

A avenida recebeu a instalação de cinco novas lixeiras de ferro. Para melhorar a drenagem na via, o programa realizou a limpeza e manutenção de 33 bocas de lobo, de bueiro e de leão. Onze bocas de lobo foram reformadas e duas guias chapéu tiveram que ser trocadas.

Parte das ações também aconteceu na Avenida do Cursino, onde foram realizados serviços de manutenção em 25 abrigos e 10 totens que sinalizam as paradas de ônibus, com especial atenção à retirada de pichação e de cartazes irregulares. As 28 propagandas irregulares identificadas na região também foram removidas.

As equipes do Departamento de Iluminação Pública da cidade (ILUME) fizeram a substituição das 212 lâmpadas da Avenida do Cursino por outras de vapor metálico, mais potentes, que proporcionam maior contraste na visão dos motoristas. Também foi instalado um poste de 25 metros com quatro novas luminárias. Já na Av. dos Ourives, até a divisa com São Bernardo do Campo, foram instaladas seis luminárias pedonais, que iluminam mais as calçadas, atendendo ao Estatuto do Pedestre, sancionado pelo prefeito João Doria neste ano.

Esta edição contou com o apoio de 20 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e seis da Assistência Social. Também foi feita uma ação com os comerciantes da região para estimular a adesão ao programa City Câmeras, uma parceria que busca inibir a ação de criminosos e aumentar a segurança por meio das imagens feitas por câmeras de monitoramento.

A operação envolveu 457 pessoas e mais de 80 equipamentos, sendo 361 pessoas e 70 veículos mobilizados pela Prefeitura de São Paulo e 96 pessoas e 12 veículos disponibilizados por São Bernardo do Campo.