Domingo, 3 de Dezembro de 2017

SP Cidade Linda leva mutirão de programas ao Jaçanã

Horário: 00:00
Travessa Igarapé Primavera vai receber intervenções de zeladoria, saúde, proteção animal e vacinação contra a febre amarela
1251771-Programa Cidade Linda no Jaçanã

A Travessa Igarapé Primavera, no bairro do Jaçanã, na Zona Norte, recebe neste fim de semana o mutirão de serviços promovidos pelo programa SP Cidade Linda. A ação teve início no sábado (2), com ações de zeladoria, e continuou no domingo (3), com atendimento médico, vacinação contra a febre amarela, proteção animal e sessões de cinema.

Durante todo o sábado, cerca de 200 pessoas participaram da reforma de cem metros de sarjetão, além de 60 metros de sarjeta, limpeza manual de córregos, limpeza mecanizada de bueiros, capinação e roçagem.

Também foram realizadas varrição, pintura e raspagem de postes, operações cata-bagulho e tapa-buraco, assim como limpeza mecanizada de galerias, de poços de visita (PV) e revitalização de dois pontos usados para descarte de lixo e sucata. Haverá, ainda, o plantio de pau-Brasil e ipê amarelo pelo grupo de escoteiros Jaçanã.

No domingo, tendas de orientação jurídica e familiar (mediação de conflitos) atenderão a população. Haverá pedágio educativo, promovido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), atividades do programa Vizinhança Solidária (organizado pela Polícia Militar para manter aproximação com a comunidade) e a participação da Sabesp, que distribuirá água para os presentes.

Além disso, a população poderá se vacinar contra a febre amarela em um posto que será instalado no local. Na segunda-feira (4), a Zona Norte atingirá 90 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) disponíveis para a imunização dessa doença. A Prefeitura já vacinou um milhão de pessoas.

"Estamos na 49ª edição do SP Cidade Linda já na nova versão. Há três semanas ampliamos o programa, não apenas realizando a recuperação das ruas, calçadas, do asfalto, desentupimento de bueiros, recuperação de praças e jardins, instalação de câmeras e todas as ações de zeladoria que competem à Secretaria das Prefeituras Regionais, mas também trazendo serviços nas áreas de saúde, cultura, educação e habitação popular. E assim vamos continuar fazendo todos os finais de semana", informou o prefeito João Doria.

Carreta – Doutor Saúde

Uma carreta será instalada na Travessa Igarapé Primavera no domingo, para receber a comunidade das 8h às 15h. Trata-se de uma iniciativa do CIES Global, para oferecer atendimento preventivo em diversas especialidades, por meio de unidades móveis distribuídas pela cidade.

Através do Programa Médico Preventivo, serão distribuídas cem senhas para que a população possa realizar análises de colesterol e glicemia, além de avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), para diagnosticar riscos cardíacos. Durante o atendimento as mulheres poderão realizar o exame “Sure Touch”, que faz rastreamento de elevações das mamas com equipamento eletrônico portátil.

SP Animal

Um consultório veterinário móvel irá atender cães e gatos dos moradores da região, por intermédio de parceria com a Associação AMPARA Animal. Serão distribuídas 60 senhas para atendimento clínico no próprio local, das 8h às 15h.

Os procedimentos serão feitos em um ônibus completamente preparado e equipado pela Ampara Animal. Todas as intervenções são realizadas de acordo com as exigências na resolução 2579, de outubro de 2016, do Conselho Regional de Medicina Veterinária, que normatiza as cirurgias de contracepção de cães e gatos em mutirões de esterilização no Estado de São Paulo.

Habitação

A ação contará com serviços da unidade móvel “COHAB na área”. Funcionários estarão à disposição da população das 8h às 15h para esclarecer dúvidas e auxiliar em processos como segunda via de boletos, atualização de cadastro e outros serviços.

No palco organizado na travessa, será feita a assinatura de 173 contratos de regularização contratual de terrenos, que beneficiarão 450 famílias, em um total de aproximadamente 1.800 pessoas. O presidente da COHAB, Edson Aparecido, destacou que essas famílias esperavam há quase 20 anos pela regularização dos terrenos.

Cinema itinerante grátis

Por meio de parceria com a empresa Ticket, sem contrapartidas para o município, uma carreta de cinema itinerante também participará do evento. As sessões terão início às 8h, com a exibição da animação “Pets- A Vida Secreta dos Bichos”. Às 10h, será apresentado um curta-metragem nacional em libras e, às 11h30, “Mogli – O Menino Lobo”.

A última sessão tem início às 14h, com “Kubo e as Cordas Mágicas”. Todas as crianças ganharão pipoca e um copo de refrigerante.

Trânsito

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar a Travessa Igarapé Primavera no domingo (3), das 7h às 15h30.