Sábado, 18 de Novembro de 2017

SP Cidade Linda leva mutirão de programas à região do M’Boi Mirim

Iniciativa contará com serviços de zeladoria, saúde, e proteção animal com ações concentradas no Largo do Jardim Ângela
717825-Operação CIDADE LINDA – Eixo M´Boi Mirim

A região do M’ Boi Mirim, na Zona Sul de São Paulo, recebeu neste sábado (18) as ações coletivas do SP Cidade Linda, que conta agora com a integração de outros programas, como o Bairro Lindo, o Calçada Nova-Mutirão Mário Covas, além de reunir projetos de saúde, educação ambiental e de proteção aos animais. A concentração dos serviços ocorrerá no Largo do Jardim Ângela, na altura do número 4.013 da Estrada do M’ Boi Mirim.

“Nesta ação do Cidade Linda estão sendo realizados 22 serviços de zeladoria, entre eles operação tapa-buraco, limpeza de bueiros, sinalização de pisos e castração de animais. O destaque desta operação é a redução de acidentes, graças ao trabalho da secretaria de Mobilidade e Transportes em parceria com a CET”, declarou o prefeito João Doria.

Mais de 40 funcionários das equipes de áreas ajardinadas, conservação de logradouros e de conservação de galerias da Prefeitura Regional do M’ Boi Mirim estarão envolvidos com a ação. Ao longo de toda a semana, toda a região receberá serviços de limpeza e manutenção.

As ações de corte de grama e pintura de guias já começaram. O mutirão contará ainda com outros serviços de jardinagem, tapa-buraco, desobstrução de bueiros e galerias, limpeza dos pontos de ônibus, instalação de lixeiras, coleta de entulho, retirada de propagandas irregulares, além da revisão da iluminação e dos equipamentos semafóricos.

Na Avenida Guarapiranga, as luminárias receberam serviços de lavagem e limpeza. A manutenção estava em ordem e não houve necessidade de consertos. Em toda a extensão, foram substituídas 244 lâmpadas de vapor de sódio (amarela) por lâmpadas de vapor metálico (branca), para melhor contraste na visualização.

A via é uma das chamadas "Avenidas Brancas", dentro do projeto de ILUME "Mais Segurança nas Vias", que já requalificou 35 grandes avenidas, com o objetivo de garantir maior visibilidade e segurança. Em toda a extensão da avenida foram substituídas 244 lâmpadas de vapor de sódio (amarela) por lâmpadas de vapor metálico (branca).

Carreta - Dr. Saúde

No sábado (18), uma carreta do programa Doutor Saúde estará instalada no Largo do Jardim Ângela para atender a comunidade, com distribuição das senhas para atendimento das 9h às 11h. Os serviços no local funcionam até as 17h. A iniciativa é uma parceria do CIES Global para oferecer atendimento preventivo em diversas especialidades por meio de unidades móveis distribuídas pela cidade.

Serão distribuídas 60 senhas para a participação de homens e mulheres pelo Programa Médico Preventivo, que realizará exames como de glicemia, colesterol e Índice de Massa Corporal (IMC) para avaliar riscos cardíacos.

Outras 40 senhas serão distribuídas para a realização do exame “Sure Touch”, que faz um rastreamento de elevações das mamas com um equipamento eletrônico portátil, facilmente operado por um profissional de saúde capacitado e que não oferece riscos as pacientes.

SP Animal

Um consultório veterinário móvel instalado no Largo do Jardim Ângela irá atender cães e gatos dos moradores da região por meio de uma parceria com a Associação AMPARA Animal. Serão distribuídas 50 senhas para atendimento clínico no próprio local, das 8h30 às 14h.

Durante os procedimentos, os tutores dos animais recebem orientações sobre guarda responsável. Vale destacar que os atendimentos serão feitos em um ônibus totalmente preparado e equipado pela AMPARA Animal, de acordo com as exigências na resolução 2579, de outubro de 2016, do Conselho Regional de Medicina Veterinária, que normatiza os procedimentos de contracepção de Cães e Gatos em mutirões de esterilização no Estado de São Paulo.

Calçada Nova – Mutirão Mário Covas

Como parte do programa Calçada Nova – Mutirão Mario Covas, as calçadas públicas do Largo do Jardim Ângela receberão manutenção.  O mutirão tem como principal objetivo promover a recuperação das calçadas, ampliando a acessibilidade.

Bairro Lindo

A população interessada em atuar em prol da praça poderá participar das ações de zeladoria do programa “Faça Seu Bairro Lindo”. A iniciativa, lançada em maio deste ano, já realizou intervenções em toda a cidade com o auxílio de voluntários e equipamentos cedidos pelas Prefeituras Regionais.

M’ Boi Segura

Desde julho, a Estrada do M’ Boi Mirim recebe o programa M'Boi Segura, que tem como principais objetivos reduzir o número de acidentes na via, aumentar a segurança dos pedestres e melhorar a qualidade do transporte coletivo.

Para diminuir a incidência dessas ocorrências, um conjunto de medidas foi planejado de maneira integrada pelas equipes da Secretaria Municipal de Transportes (SMT), por meio da São Paulo Transportes (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Neste fim de semana, as ações pela via continuam, com a revisão dos cruzamentos semafóricos e reforço na sinalização.