Notícias

SP Cidade Linda na Avenida Santo Amaro limpa 494 bueiros, bocas de lobo e de leão

Operação retirou 12 toneladas de lixo, fez a manutenção de 12 pontos de ônibus e a poda de 317 árvores

De Secretaria Especial de Comunicação

A quarta operação do programa SP Cidade Linda limpou 494 bueiros, bocas de lobo e de leão na Avenida Santo Amaro, na Zona Sul. Desde último sábado (21), a ação concentrada retirou 12 toneladas de lixo, fez manutenção de 12 pontos de ônibus e podou 317 árvores. Os trabalhos de revitalização foram executados por uma equipe com 1267 pessoas, no trecho entre a Praça Dom Gastão Liberal Pinto e a Avenida João Dias, além de toda extensão da Avenida São Gabriel. 

Os trabalhos de zeladoria atuaram em mais de 10 quilômetros de calçadas, com 33 metros quadrados de intervenções de acessibilidade. A ação também marcou a entrega ao público de 900 metros de calçadas novas, construídas pelo metrô como parte da obra da futura estação Brooklin, pertencente à Linha 5- Lilás.

Os serviços de limpeza utilizaram 25 mil litros de água de reúso na lavagem de espaços públicos, incluindo um monumento. A pintura de estruturas como muros e guias demandou 1,2 tonelada de cal hidratada. Foram ainda desobstruídas 5 galerias e trocadas 17 tampas de bocas de lobo. 

No total, 21 mil metros quadrados de jardins foram conservados. As avenidas receberam o plantio de 4 novas mudas. Devido à proximidade da rede elétrica, 140 árvores foram podadas por equipes da empresa AES Eletropaulo. Por demandarem o desligamento da energia, estão programadas para os próximos dias mais 22 podas na Avenida Santo Amaro. 

Para recuperar áreas públicas, foram utilizadas oito equipes antipichação. A manutenção da iluminação em toda extensão das vias foi efetuada e houve a troca de duas lâmpadas. As avenidas ganharam ainda 31 novas lixeiras, sendo 25 especiais, feitas de metal. 

Para tornar a avenida mais segura, a Companhia de Engenharia de Tráfego revitalizou 170 placas de sinalização, pintou 1.700m² de sinalização horizontal e fez manutenção em 10 colunas e 30 grupos focais semafóricos. A Prefeitura também tapou 96 buracos, com a utilização de 109,7 toneladas de asfalto. O recape melhorou ainda a circulação por 150 metros de corredor de ônibus, no trecho próximo aos cruzamento com a Rua Vieira de Morais. 

Toda a operação envolve o trabalho integrado das áreas de limpeza urbana, segurança pública, assistência social, de empresas que prestam serviços à gestão municipal e de empresas parceiras. Foram disponibilizados 165 veículos entre viaturas e carros envolvidos na limpeza. Nesta edição, estão envolvidas as Prefeituras Regionais de Santo Amaro, Pinheiros e Vila Mariana. 

Clique aqui e veja o conjunto de ações que foi realizado ao longo das Avenidas Santo Amaro e São Gabriel.


Cidade Linda
A Avenida Santo Amaro é a quarta grande avenida a receber as ações concentradas do Cidade Linda. Em três semanas, a operação também já revitalizou as Avenidas 23 de Maio, Nove de Julho e Paulista. Nas três primeiras edições, o programa conseguiu retirar das vias 53,5 toneladas de lixo. Semanalmente, uma nova via recebe os serviços do programa. No próximo fim de semana, o programa acontecerá na Avenida Tiradentes, na região central. 

As ações são coordenadas pela Secretaria de Prefeituras Regionais, contando com apoio das pastas de Desenvolvimento Social, Serviços e Obras, Ilume, Transportes e Mobilidade, Segurança Urbana e Verde e Meio Ambiente.

 

Próximas ações do SP Cidade Linda
04 de fevereiro - Avenida Mateo Bei
11 de fevereiro - Avenidas Ipiranga e São Luis
18 de fevereiro - Avenida Inajar de souza
25 de fevereiro - Avenida Dona Belmira Marin
04 de março – Avenida Rubem Berta
 

Leia também:
Programa SP Cidade Linda chega à Avenida Santo Amaro, na Zona Sul
SP Cidade Linda faz poda de mais de 700 árvores na Avenida 23 de Maio
Programa SP Cidade Linda começa na Avenida 23 de Maio
Com duas ações concluídas, SP Cidade Linda já retirou mais de 15 toneladas de lixo da capital
São Paulo Cidade Linda chega neste sábado (14) à Avenida 23 de Maio
Prefeito participa de reunião operacional do programa Cidade Linda
Avenida Paulista recebe Programa São Paulo Cidade Linda
Avançam os serviços de zeladoria na Ponte Estaiada
Doria reafirma comprometimento com austeridade e detalha primeiras medidas da gestão
Ponte Estaiada recebe serviços de zeladoria do Programa São Paulo Cidade Linda
Prefeitura institui o programa “São Paulo Cidade Linda”
Prefeitura lança programa de zeladoria urbana São Paulo Cidade Linda 

São Paulo na TV

Programa Alimento Saudável - SME

Ver agenda completa