Notícias

Avançam os serviços de zeladoria na Ponte Estaiada

Equipe de nove alpinistas segue com a limpeza do mastro principal

De Secretaria Especial de Comunicação

As ações para limpeza do mastro principal da Ponte Octavio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada), que estava pichado desde junho passado, seguem avançando ao longo desta semana. A Prefeitura de São Paulo contratou e treinou, no âmbito do Programa Cidade Linda, nove alpinistas profissionais que, acompanhados por um gerenciador da Secretaria Municipal de Serviços e Obras (SMSO), têm realizado o serviço de zeladoria na ponte nos períodos noturnos, entre 23h e 7h, para não atrapalhar o trânsito local.

Devido as fortes chuvas que ocorreram na noite da segunda-feira (2), o serviço de limpeza da ponte teve que ser interrompido na madrugada e manhã da última terça-feira (3), diante do risco de descargas elétricas na região. Com a melhora do tempo, os serviços foram retomados na madrugada e manhã desta quarta-feira (4).

A expectativa é que cada face do mastro seja recuperada em um prazo de dois dias, totalizando oito dias para realização do serviço. Para a limpeza dos tabuleiros (face externa), também serão necessários mais dois dias de trabalho. Além da limpeza do mastro, a equipe do Programa São Paulo Cidade Linda também fará a limpeza dos guard-rails e dos pilares da ponte. A iluminação também será restaurada – o serviço deve ser concluído na próxima quinta-feira (5).

Para evitar novas pichações  está previsto ainda o fechamento do acesso ao mastro e a instalação de um sensor na porta da escadaria que leva ao ponto mais alto da ponte. Caso ocorra algum tipo de invasão, o sistema avisará instantaneamente a Guarda Civil Metropolitana. O serviço de zeladoria na Ponte Estaiada também prevê, até o fim deste mês, a instalação de câmeras de segurança.

São Paulo na TV

Programa SP Animal

Ver agenda completa