Sábado, 3 de Março de 2018 | Horário: 13:44

SP Cidade Linda chega a Cidade Tiradentes

Além das atividades de zeladoria e melhoria da iluminação, população poderá participar de diferentes serviços gratuitos com atendimentos de saúde e veterinário
1035983-20180303_Cidade_Linda_Cidade_Tiradentes_LG_1.jpg

O prefeito João Doria participou neste sábado (3) do início do mutirão de serviços da 58ª edição do programa SP Cidade Linda, pela primeira vez realizada em Cidade Tiradentes, na Zona Leste. Ao longo da semana, os trabalhos estarão concentrados na região da Estrada do Iguatemi, que será revitalizada com serviços de limpeza e manutenção.

Nesta edição, mais de 60 pessoas estão envolvidas na ação. As equipes de conservação de logradouros e áreas ajardinadas da Prefeitura Regional de Cidade Tiradentes vão atuar em 32 frentes de serviços, como varrição, pintura de guias, corte de grama, cata-bagulho, retirada de propagandas irregulares, plantio de árvores, conservação de logradouros e tapa-buraco. A região também receberá novas lixeiras.

Para melhorar a drenagem na região, será feita a limpeza e desobstrução de bueiros e bocas de lobo. Também o passeio da Rua Paulo Gracindo e da Avenida 24 de Agosto será requalificado por meio do programa Calçada Nova – Mutirão Mário Covas. Esta iniciativa tem o objetivo promover a recuperação das calçadas, ampliando a acessibilidade.

O Departamento de Iluminação Pública (ILUME) já vistoriou o local para fazer manutenção e implantar melhorias na região. Na Estrada do Iguatemi, foram instaladas 135 luminárias de calçadas, para pedestres, com lâmpadas de 70 watts. Na Rua Luís Mateus, 23 luminárias de pedestres que haviam sido furtadas foram repostas. Além disso, houve manutenção em todas as 76 luminárias e lâmpadas.

O Cidade Linda contou também com as carretas de cinema itinerante e de atendimento do programa Doutor Saúde, uma tenda de atendimento oftalmológico, um consultório veterinário móvel e uma unidade de atendimento da COHAB. A Sabesp participou oferecendo água ao público e educação para o uso consciente do recurso natural.

Doutor Saúde

A carreta do Doutor Saúde distribuiu senhas para atendimento a partir das 9h. Homens e mulheres puderam ser atendidos gratuitamente pelo Programa Médico Preventivo, que realiza exames de glicemia e colesterol, além de avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), para diagnosticar riscos cardíacos. Durante o atendimento também foi realizado o exame “Sure Touch”, que faz rastreamento de ondulações das mamas. Trata-se de um equipamento portátil, operado por um profissional de saúde. O Doutor Saúde é uma iniciativa em parceria com o CIES Global, para oferecer atendimento preventivo em diversas especialidades médicas.

Atendimento Veterinário

Um consultório veterinário móvel  recebeu cães e gatos dos moradores da região, por meio de uma parceria com a Associação AMPARA Animal. As senhas para atendimento foram distribuídas a partir das 9h. No local, foram realizadas consultas, vacinação antirrábica e cadastramento para castração, tudo de graça. Durante os procedimentos, os tutores de animais também receberam orientações sobre guarda responsável.

Estes atendimentos foram feitos em um ônibus totalmente preparado e equipado pela AMPARA Animal, de acordo com as exigências na resolução 2579, de outubro de 2016, do Conselho Regional de Medicina Veterinária, que normatiza os procedimentos de contracepção de Cães e Gatos em mutirões de esterilização no Estado de São Paulo.

Cinema Itinerante

A carreta de cinema itinerante, viabilizada por meio de uma parceria com a empresa Ticket, sem contrapartidas para o município, conta com uma programação especial para as crianças da região. Foram exibidos:

9h: Pets – A Vida Secreta dos Bichos
11h: O Bom Gigante Amigo
12h30: Mogli – o menino lobo
15h: Kubo e as cordas mágicas

Agita Cohab

Junto com o Cidade Linda, a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP) realizou mais uma edição do Agita Cohab. Foram  entregues 752 termos de quitação da casa própria para mutuários do Conjunto José Bonifácio e Jardim São Paulo, ambos na Zona Leste. Com este documento, os mutuários poderão providenciar a escrituras permanentes dos seus imóveis.

Mais de 300 mutuários também foram convidados para realizar a renegociação dos seus contratos. A equipe de atendimento da Cohab estiveram no local para a entrega dos termos de quitação, renegociar contratos em atrasos, fornecer informações e esclarecer dúvidas.

Asfalto Novo

O prefeito finalizou a visita à região com a entrega da primeira fase do recapeamento da Rua Afonso Sampaio Souza, em Itaquera, e também na altura do número 9.291 da Avenida Aricanduva, região da Prefeitura Regional de São Mateus. As iniciativas fazem parte do programa Asfalto Novo. As obras na Avenida Aricanduva contemplaram uma área de 40 mil metros quadrados. Já na Rua Afonso Sampaio Souza foram recapeados 71.900 metros.