Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2019 | Horário: 12:40

SMT e SPTrans ampliam ações de combate às fraudes no Bilhete Único

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e a SPTrans vão ampliar o combate à fraude no Bilhete Único. A partir de sexta-feira, 1º de fevereiro, haverá limite de crédito do tipo comum em qualquer cartão do Bilhete Único sem personalização, ou seja, sem dados pessoais impressos, além de modelos de estudante e Vale Transporte emitidos até 2013.

A medida tem como objetivo restringir o acesso de fraudadores ao Bilhete Único e a comercialização irregular de créditos e cartões, prática criminosa que onera o sistema municipal de transportes e o cidadão paulistano.

A SMT publicou nesta quarta-feira, 30 de janeiro, duas portarias sobre o assunto. A primeira estabelece o limite de créditos e a segunda determina que a SPTrans cancele cartões flagrados contendo recargas irregulares ou ilícitas e comunique a polícia.

Com a mudança, a partir de fevereiro, esses modelos de cartões aceitarão, no máximo, cargas de 10 tarifas (R$ 43 no valor atual). Hoje o limite de créditos comuns é de R$ 350,00.

Quem tiver saldo acima de R$ 43,00 em um desses três modelos de bilhete terá quatro meses para utilizar esses créditos. Após esse período, os cartões com carga acima deste valor não serão mais aceitos em todo o sistema. Para recuperar o saldo restante em caso de não utilização, o passageiro deverá solicitar um novo cartão.

Como solicitar

Para ter um cartão com maior capacidade de crédito, os passageiros deverão solicitar gratuitamente um cartão personalizado, pelo site bilheteunico.sptrans.com.br/cadastro.aspx e retirá-lo no posto da SPTrans de sua preferência. A relação de postos está disponível no link http://bilheteunico.sptrans.com.br/comumRecargaPostos.aspx.
Bilhetes de modelos novos personalizados continuarão tendo limite de R$ 350,00 para créditos comuns.