Notícias

Site do CCZ mostra animais disponíveis para adoção

Objetivo é dar mais visibilidade aos animais que há anos esperam por uma família

De Secretaria Especial de Comunicação

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) lançou no último domingo (27) um novo site com o objetivo de dar mais visibilidade aos animais que estão disponíveis para adoção na rede municipal. A página reúne mais de 130 cães e gatos que há anos esperam por uma família.

Para consultar, basta acessar a página http://euadotonoccz.prefeitura.sp.gov.br/. Além das imagens dos animais, os interessados podem conferir as características e as informações sobre o comportamento de cada um, como o Peludo, que já passou oito dos seus 12 anos no CCZ esperando por um lar.



Também é possível filtrar a busca pelas características que melhor se adequam ao seu perfil, com tipo, sexo, cor, pelagem, porte e idade.

Os animais disponíveis para adoção no CCZ são entregues vacinados, castrados, microchipados, tratados contra pulga e carrapato, vermifugados. Rotineiramente os veterinários e cuidadores do CCZ fazem uma avaliação do comportamento de cada um. A iniciativa faz parte das ações de promoção do programa Saúde e Proteção Animal.

O site não faz reservas de animais. Para adotar, o interessado deve comparecer pessoalmente ao CCZ, na Rua Santa Eulália, 86, em Santana. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 15h (não funciona aos domingos e feriados). É necessário apresentar CPF, RG, comprovante de residência e levar coleira (para cães) ou caixa de transporte (para os gatos). Também é preciso pagar no local a taxa municipal referente à adoção, que é de R$ 23,00. O animal será registrado em nome do adotante, que deve ser maior de idade.

Os interessados passam por uma entrevista, feita por funcionários do setor de adoção, para apresentar animais que tenham o perfil ideal para cada família. Após a aprovação, os adotantes recebem também informações sobre guarda responsável e demais orientações sobre o animal. Por isso é importante reservar um tempo no dia desta visita, já que a interação com o futuro companheiro é fundamental para encontrar o animal ideal. Muitos animais que estão no CCZ sofreram muito nas ruas, por isso precisam de um tempo para adaptação com o futuro companheiro.

Guarda Responsável
Antes de acolher um animal, tenha em mente que ele não é um brinquedo. Ele viverá cerca de 12 anos ou mais e durante todo esse tempo necessitará dos seus cuidados, independente das mudanças que aconteçam na sua vida neste período. Certifique-se também de que você é responsável pelo animal mesmo durante o período de férias e feriados.

Prefira sempre adotar a comprar um animal. A adoção contribui para que animais que aguardam por uma família consigam um lar, diminuindo também os animais que vagam pelas ruas, sem segurança. Na hora da escolha, é importante certificar que o animal tenha as características de comportamento e de tamanho condizentes com o espaço que você dispõe. Evite dar animais como presente, já que muitas vezes a família não está preparada para receber um bichinho.

Ao ser responsável pela guarda de um animal você deve garantir assistência veterinária sempre que necessário. Mantenha a vacinação em dia. A vacina antirrábica no município acontece anualmente e é obrigatória a partir dos três meses de idade. Para evitar o abandono e a superpopulação de cães e gatos, providencie a castração dos animais, seja ele macho ou fêmea. Você também deve proporcionar uma alimentação adequada e água fresca. É importante sempre mantê-lo em condições de higiene.

Os animais devem ter um espaço adequado, com abrigo do sol, da chuva e do vento. Zele para que ele não fuja de sua casa, providenciando portões e redes de proteção, mas nunca prenda nenhum deles com correntes, cordas ou aparatos similares. Passeie com o animal para que ele se exercite, sempre preso à coleira e guia para evitar fugas, atropelamentos e ataques a outros animais. O passeio deve ser evitado em horário de sol forte, pois o contato com o solo quente pode causar desconforto e até queimaduras.

Serviço:
Centro de Controle de Zoonoses – CCZ
Endereço: Santa Eulália, 86 – Santana.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 15h, exceto domingos e feriados.
Documentos necessários para adoção: CPF, RG e comprovante de residência.
Taxa municipal referente à adoção: R$ 23,00 (dinheiro).
Não esqueça da caixa de transporte própria para animais (para adoção de gatos) ou coleira com guia (para adoção de cães).
Mais informações: 3397-8900


Leia também:
Campanha de Vacinação Antirrábica começa nesta segunda (21) em São Paulo
RG Animal identifica 174 animais perdidos nos últimos 2 anos em SP
Cães e gatos podem ser castrados de graça na rede municipal
SPAnimal: veja fotos do evento em SP
Evento para famílias e animais de estimação do programa SPAnimal é transferido para dia 27