Terça-feira, 2 de Agosto de 2016

SERVIÇO: Saiba como emitir o Registro Geral do Animal (RGA)

Identificação é obrigatória para cães e gatos na cidade de São Paulo

O Registro Geral Animal (RGA) funciona como uma carteira de identidade para bichos de estimação. Na cidade de São Paulo, ele é obrigatório por Lei para cães e gatos. O animal registrado recebe uma plaqueta com um número e deve usá-la permanentemente presa à coleira.

O RGA pode ser feito no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou em um dos estabelecimentos veterinários credenciados pela Prefeitura (clique aqui e veja a lista completa dos locais credenciados para emissão do RGA). O serviço é gratuito.

Para criar a identificação, o proprietário do animal precisa apresentar:
- CPF;
- RG;
- Comprovante de residência;
- Atestado de vacina contra raiva emitido e assinado por médico veterinário ou comprovante do Centro de Controle de Zoonoses do município expedido nos 12 meses anteriores ao RGA.

O número do RGA é único e permanente. Em caso de perda ou extravio da plaqueta, a segunda via deve ser providenciada no CCZ ou em um dos estabelecimentos veterinários credenciados, mantendo-se o mesmo número do RGA anterior.

Para maior segurança do animal, recomenda-se também o uso de uma identificação na coleira contendo nome e telefone do proprietário, pois assim a chances de se encontrar um animal perdido aumentam.

Centro de Controle de Zoonoses
Local: Rua Santa Eulália, 86 – Santana