Segunda-feira, 8 de Agosto de 2016 | Horário: 13:52

SERVIÇO: Saiba como consultar dias e horários das coletas domiciliar, seletiva e Cata-Bagulho

Com CEP ou nome da rua, paulistano pode verificar, por meio da internet, dias e horários em que os serviços de coletas domiciliar e coletiva passarão em sua rua. Também é possível verificar os dias da Operação Cata-Bagulho

Por meio do site Zelando pela Cidade, o paulistano pode consultar os dias e horários em que as coletas seletiva e domiciliar passarão em sua casa. Também é possível consultar os dias em que a via recebe serviços de varrição.

Para utilizar a ferramenta digital, o cidadão precisa acessar o site e escolher entre um dos serviços (varrição, coleta domiciliar ou coleta seletiva). Após selecionar, ele deve informar o CEP ou o nome da rua, avenida ou alameda onde reside e clicar em “buscar”. A partir dos resultados apresentados, basta clicar em cima do trecho da rua onde mora e verificar as datas e horários de cada uma das ações de limpeza urbana.

Também é possível consultar o horário e dias da coleta seletiva e domiciliar no site das concessionárias do serviço, nos sites da Loga, que atende à região noroeste, que compreende o centro, além das zonas norte e oeste, e da concessionária Ecourbis, que abrange as zonas leste e sul.

Coleta seletiva
Se a rua ou endereço fizer parte do Programa de Coleta Seletiva, reserve na sacola bioplástica verde apenas os resíduos destinados à coleta seletiva, como: papel, plástico, vidro e metais e disponibilize-os com até duas horas de antecedência da passagem da coleta. Vale ressaltar que não é necessária a separação do material reciclável por tipo, pois os mesmos serão separados pelas cooperativas no momento da triagem.

Os resíduos de plástico devem ser lavados para que não sobrem restos do produto, principalmente no caso de detergentes e xampus, que podem dificultar a triagem e o aproveitamento do material. O mesmo deve ser feito em relação aos itens de vidro. No caso de vidro quebrado, embale-o em um jornal para evitar possíveis acidentes ao coletor. No caso de embalagens com tampa, retire-as.

Metais, como latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento. Os papéis podem ser guardados diretamente em sacos plásticos. Nunca mande pela coleta seletiva outros itens que não sejam papel, plástico, vidro e metais e procure enviar os produtos sempre soltos, sem nenhum material dentro. Se houver muitos itens, opte por abrir as caixas e reduzir o espaço, como embalagens longa vida que podem ser compactadas.

Coleta domiciliar
Se a rua ou endereço for atendida pela coleta domiciliar, o cidadão pode utilizar as sacolas bioplásticas da cor cinza para resíduos como restos de comida, fraldas, absorventes, bitucas de cigarro e outros produtos não recicláveis. Para a Coleta Domiciliar Diurna, os resíduos devem ser dispostos à via pública em até duas horas antes do horário da coleta. Para a Coleta Domiciliar Noturna, os mesmos devem ser dispostos somente após as 18h.

Os munícipes podem colaborar colocando os sacos de resíduos nas calçadas o mais próximo possível do horário da passagem do caminhão coletor, evitando que fiquem expostos por mais tempo na calçada ou que sejam rasgados.A população ainda deve denunciar a falha no atendimento de coleta e/ou pessoas que depositem os sacos de lixo na rua antes do horário. A disposição dos resíduos para a coleta fora do horário pode resultar em multa no valor de R$ 72,21. A denúncia pode ser feita por meio da Assessoria Especial de Proteção ao Usuário da Amlurb, pelo telefone 3397-1723.

Para esclarecer dúvidas, o cidadão deve entrar em contato com a Central de Atendimento da Prefeitura pelo telefone 156.

Cata-Bagulho
A Operação Cata-Bagulho recolhe materiais inservíveis como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal. As ações acontecem todos os sábados, de acordo com a programação das subprefeituras. No dia programado, os munícipes devem colocar os objetos a serem recolhidos em suas calçadas com uma hora de antecedência.

A relação de dias, vias e horários é divulgada na página da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras.

Ecopontos
Se o munícipe quiser descartar algum item inservível, mas sua rua não foi contemplada na última operação Cata-Bagulho, é possível solicitar a operação à subprefeitura de sua região ou comparecer a um dos Ecopontos espalhados pela cidade. Os Ecopontos recebem pequenos volumes de entulho (até 1 m³, o equivalente a uma caixa d’água de mil litros), grandes objetos (móveis, restos de poda de árvores, etc.) e resíduos recicláveis.

A população pode dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h.  Clique aqui e consulte os endereços.