Segunda-feira, 12 de Agosto de 2019 | Horário: 13:13

Semana da Juventude: veja a programação

Ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para a Juventude
890427-Abertura da Semana da Juventude (CCJ Ruth Cardoso)

Cultura, inovação, conhecimento, informação e geração de renda fazem parte da programação da Semana da Juventude, promovida pela Prefeitura de São Paulo até o próximo domingo (18). O evento acontece em 40 pontos, nas regiões Central, Norte, Sul, Leste e Oeste, e foi idealizado para celebrar o Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto.

O prefeito Bruno Covas participou da abertura do evento nesta segunda-feira (12), no Centro Cultural da Juventude (CCJ) Ruth Cardoso, na Vila Nova Cachoeirinha. Durante o evento, Covas respondeu questões relacionadas a gestão da Prefeitura de São Paulo como saúde, assistência social, habitação e trabalho, feita por jovens.

O evento segue dois eixos de atuação: um com programações nos moldes de “feirões”, e outro, com a articulação de equipamentos e programações culturais, esportivas e tecnológicas. Haverá painéis de geração de renda e habilidades e competências, rodas de conversa e palestras sobre juventude, emprego, saúde mental, DST/AIDS e consumo consciente de álcool, práticas integrativas e esportivas, eventos culturais e muito mais.

+ Veja a programação completa

Os cinco principais eventos, nos dias 12, 13, 14 e 15 de agosto, acontecem das 10h às 16h, com uma programação diversificada, incluindo atrações como estandes de empresas para cadastro de vagas de emprego, orientação de carreiras profissionais; de universidades e instituições de ensino; e do SENAC com informações sobre cursos, gestão de negócios, informática; rodas de conversa, shows, música, teatro, literatura e palestras sobre saúde e posto de vacinação de sarampo, entre outras.

No dia 16/08, o horário é das 10h às 22h, com programação semelhante e show de encerramento do rapper Rashid, na Praça da Luz, na região Central da capital.

Confira os locais:

Zona Norte
12/08 – Centro Cultural da Juventude (CCJ) Ruth Cardoso
Endereço: Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andradas

Zona Sul
13/08 – Centro Esportivo Joerg Bruder
Endereço: Avenida Padre José Maria, 555

Zona Oeste
14/08 – Centro Educacional Unificado (CEU) Butantã
Endereço: Avenida Engenheiro Heitor Antônio Eiras García, 1870 - Jardim Esmeralda

Zona Leste
15/08 - Fábrica de Cultura de Sapopemba - Rua Augustin Luberti, 300

16/08 - Estação da Luz

Membros das coordenações da SMDHC e nomes de referência que atuam com o público jovem serão convidados para as rodas de conversa da programação. O objetivo é sensibilizar a juventude sobre a importância da diversidade social e engajá-la. Dessa forma, a SMDHC aprimora a articulação e a gestão transversal das políticas de direitos humanos e participação social na cidade de São Paulo, considerada como missão básica da Secretaria.

Dia Internacional da Juventude

O 12 de Agosto - Dia Internacional da Juventude - foi criado em 1999 por meio da Resolução 54/120 da Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, em Lisboa, Portugal.

O objetivo da data é enfatizar a educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que eles têm de serem líderes e parceiros de projetos que buscam soluções para os problemas enfrentados pela juventude ao redor do mundo.

Pelo Estatuto da Juventude e em consonância com o Estatuto da Criança e Adolescente, é considerado jovem todo cidadão na faixa etária de 15 a 29 anos.