Notícia na íntegra

Segunda-feira, 18 de Junho de 2018 | Horário: 17:06

Selo Direitos Humanos e Diversidade destaca boas práticas de inclusão nas empresas

Objetivo é incentivar e valorizar iniciativas de promoção da diversidade no mercado de trabalho do município
933160-Lançamento do Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade

O prefeito Bruno Covas lançou nesta segunda-feira (18) o Selo Direitos Humanos e Diversidade, com a proposta de reconhecer boas práticas de inclusão no mercado de trabalho por parte de empresas e organizações que atuam na cidade. O objetivo da Prefeitura é incentivar a promoção da diversidade no mercado de trabalho e corrigir as distorções existentes.

Promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, a iniciativa faz parte das medidas do Plano de Metas da Prefeitura Municipal de São Paulo para o quadriênio 2017-2020. A meta do primeiro ano de implantação do selo é estimular a adesão inicial de 150 empresas.

""Investir na diversidade traz bons resultados para as empresas. Quanto mais diverso é o seu quadro, mais interessante ela será para o seu cliente. É uma tendência mundial, que fortalece o respeito e o ambiente torna-se mais propício para a criatividade", afirmou a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloísa Arruda.

Serão dois eixos principais: o reconhecimento e a difusão de práticas inovadoras e a formação de uma rede de organizações premiadas. Para participar, é necessário que a empresa ou instituição inscreva projetos relacionados a qualquer uma das 10 categorias do selo:

- Mulheres;

- Igualdade racial;

- LGBTI;

- Infância;

- Juventude;

- Idosos;

- Pessoas com deficiência;

- Pessoas em situação de rua;

- Imigrantes;

- Pessoas privadas de liberdade e pessoas egressas do sistema prisional

Além destas categorias, o selo destaca as organizações em três dimensões:

- Inclusão e Gestão de Diversidade (ambiente de trabalho e questões organizacionais);

- Investimento Social Privado (se a iniciativa envolve a doação de recursos, voluntariado ou filantropia);

- Imagem e Posicionamento (se a iniciativa é voltada para posicionar a marca, campanhas publicitárias ou desenvolvimento de produtos específicos para as categorias abarcadas pelo selo).

Os projetos das organizações serão selecionados por uma comissão de avaliação composta por representantes do poder público, especialistas nas categorias do selo, integrantes de conselhos, gestores de políticas públicas, instituições de educação e pesquisa, entidades de diversos setores da sociedade civil e organizações internacionais.

Inscrições

As inscrições dos projetos podem ser feitas até 20 de julho de 2018 pelo site do programa (www.selodireitoshumanos.com.br). Podem participar empresas privadas, empresas públicas e de economia mista e organizações do terceiro setor com sede na Cidade de São Paulo.

A validade da certificação é anual - ao final do período, as empresas interessadas deverão se inscrever em um novo processo de seleção. Durante o ano, as organizações cujas práticas forem reconhecidas pelo selo também farão parte de uma rede de acompanhamento, visando a troca de experiências e aproximação com programas, políticas e equipamentos da Prefeitura.

Inclusão

Segundo pesquisa do Instituto Ethos, em 2015, das 200 principais empresas fornecedoras da Prefeitura Municipal de São Paulo apenas 8% afirmaram possuir políticas de promoção de igualdade de oportunidades entre negros e não negros no seu quadro de funcionários. Em média, apenas 17% afirmaram que possuem algum tipo de política afirmativa para promoção da igualdade de oportunidades entre mulheres e homens no quadro de funcionários.

Apenas 10% apontavam possuir políticas com metas e ações planejadas para incentivo à participação de mulheres na força de trabalho em qualquer um dos níveis hierárquicos. Menos de 20% indicaram que já haviam feito alguma ação pontual a respeito.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn