Quinta-feira, 4 de Junho de 2020

Seguro-desemprego e auxílio emergencial: mais de 70 mil pessoas já agendaram atendimento no Cate

Atendimento ocorre pela central 156 ou pelo portal do serviço

Mais de 4 mil pessoas passaram pelas 13 unidades do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) da Prefeitura nos últimos dias, para habilitar o seguro-desemprego e requerer o auxílio emergencial do Governo Federal. As unidades retomaram o atendimento presencial para ajudar a população a acessar os benefícios durante a pandemia pelo coronavírus. O agendamento prévio pela central 156 já ultrapassou as 70 mil pessoas desde que o serviço começou a marcar data e horário para o público, via telefone e portal, no final de abril.

“A reabertura dos Cates facilitou o acesso a benefícios que estão auxiliando a população mais carente durante este momento de crise provocada pela pandemia do coronavírus. Dos 70 mil agendamentos, 30 mil foram marcados para as próximas semanas. Quem ainda não agendou e precisa solicitar o serviço basta ligar no telefone 156 e marcar sua ida ao Cate”, salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Dos atendimentos realizados nos dias 1º e 2 de junho, 1.196 foram de seguro-desemprego habilitados. Para o auxílio emergencial 475 pessoas buscaram realizar o requerimento, por volta de 40% saíram do Cate com a informação que o benefício está liberado ou em fase de análise. Os demais ou não estavam no perfil exigido para ter direito ao auxílio ou dependiam de outras análises pela Caixa Econômica Federal.

Mais de 3 mil pessoas são esperadas até o final da semana nos 13 Cates espalhados pela capital. As unidades estão nas regiões Sul, Leste, Oeste e Norte para facilitar a escolha pelo cidadão, evitando que haja grandes deslocamentos pela cidade.

Quando a pessoa chega ao posto, será verificado se está agendada e se os documentos estão corretos. Para proteção das equipes técnicas e do munícipe é obrigatório o uso de máscaras, conforme orientação dos órgãos de saúde. Quem chegar à unidade sem a proteção recebe um modelo descartável no local.

Agendamento obrigatório

Central 156 ou pelo portal https://sp156.prefeitura.sp.gov.br

Documentos a serem apresentados nas unidades do Cate:

Para quem agendou serviços de Seguro Desemprego:

Para o Trabalhador Doméstico:

1. Documento de Identificação com foto (original ou cópia autenticada)

2. Número do CPF - Cadastro de Pessoa Física;

3. Carteira de Trabalho, com a anotação do contrato de trabalho (versão em papel ou versão digital);

4. Cartão do PIS (Programa de Integração Social), extrato atualizado ou Cartão Cidadão;

5. Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), devidamente acompanhado do Termo de Quitação ou de Homologação.

Para o Trabalhador Formal:

1. Documento de Identificação com foto (original ou cópia autenticada)

2. Número do CPF - Cadastro de Pessoa Física;

6. Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), ou comprovante de saque do FGTS;

7. Requerimento do Seguro-Desemprego (em duas vias, emitido pela empresa, pelo aplicativo Empregador Web)

Para quem agendou a solicitação do Auxílio Emergencial:

1. Documento de Identificação com foto;

2. Número do CPF;

3. Aparelho de celular com número ativo para recebimento do código de validação.

4. Caso não seja o único solicitante de seu grupo familiar, apresentar também o número de CPF e data de nascimento das pessoas que compõem seu grupo familiar.

Unidades do Cate com atendimento emergencial, das 8h às 17h

Zona Norte