Quinta-feira, 23 de Abril de 2020

Em três meses, Prefeitura já realizou mais de 5.500 rondas em perímetros ambientais e em áreas de risco

Horário: 00:00
GCM também coordenou rondas no Parque Ibirapuera e náuticas, além de atender ocorrências de descarte irregular de resíduos e resgate de animais silvestres

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, realizou 5.587 rondas em perímetros ambientais e em áreas de risco, entre janeiro e março de 2020. As ações foram realizadas pelas unidades ambientais da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que também coordenou 1.230 rondas no Parque Ibirapuera, 733 rondas náuticas, além de atender ocorrências de desfazimento e ocupações irregulares, descarte de irregular de resíduos e resgate de animais silvestres.

Para dar maior amparo às ações de fiscalização da GCM Ambiental, em 2018 a Prefeitura de São Paulo instituiu pelo Decreto 58.199, a Divisão de Defesa e Vigilância Ambiental - DDVA, cujas atribuições encontram-se descritas no Programa Vigilância pela Biodiversidade - VigiBio.

"O Programa VigiBio expõe as ações e operações realizadas pela Superintendência de Ações Ambientais e Especializadas - SAE, em forma de números, gráficos e mapas georreferenciados, propiciando uma análise e tomada rápida de decisão pelo Alto Comando da Guarda Civil Metropolitana e pelo Gabinete da Secretaria Municipal de Segurança Urbana", disse a diretora da DDVA,  Angela Branco.

"O aumento do efetivo, hoje 360 homens e mulheres, a compra de equipamentos e veículos, e as novas ferramentas tecnológicas adquiridas nesta gestão, foram fundamentais para este trabalho tão importante de fiscalização e proteção da área verde da cidade", relata o comandante das Unidades Ambientais, Inspetor de Agrupamento, Jairo Chabaribery Filho.

Estes guardiões, distribuídos nas Zonas  Norte, Sul, Leste,  Oeste e Ibirapuera, contam com drones,  sobrevoos de helicóptero e imagens de satélite,  para monitorar as regiões de difícil acesso, invasões nas Áreas de Proteção Ambiental (APA), parques naturais e represas. Também dispõem de sistemas como o SisVigiFauna (Vigilância da Fauna Silvestre) e a Central de Monitoramento de Áreas Ambientais e Biodiversidade  - CEMAB, que subsidia a elaboração de relatórios.

O VigiBio também acolhe as operações de defesa ambiental, realizadas de forma integrada com a Secretaria Municipal das Subprefeituras e com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, além do Governo do Estado de São Paulo, visando à proteção de áreas de mananciais, como a Operação Integrada Defesa das Águas

Balanço de ações realizadas entre janeiro e março de 2020

Rondas em perímetros ambientais e áreas de risco: 5.587

Rondas no Parque Ibirapuera: 1.230