Segunda-feira, 22 de Abril de 2019

Secretarias firmam parceria para fortalecer educação ambiental

Horário: 00:00
Projeto intersecretarial prevê criação de portaria e curso de educação ambiental para professores da rede pública

As secretarias municipais do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e da Educação (SME) firmaram nesta segunda (22), por meio da assinatura de uma portaria intersecretarial, a parceria para disseminar e aprofundar o conhecimento sobre educação ambiental. O evento contou com as presenças do secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo de Castro, e o secretário municipal da Educação, João Cury Neto.

Na mesma data em que comemora-se o Dia Mundial da Terra, as secretarias assumem o compromisso de promover capacitação por meio de projetos de formação continuada dos professores da rede pública.

A portaria prevê que temas como mudanças climáticas, consumo consciente e práticas pedagógicas a partir do conceito de sustentabilidade estejam em pauta na capacitação dos professores. O plano segue o Currículo da Cidade de São Paulo, que apresenta a inclusão dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) na formação dos alunos da rede pública municipal.

O secretário João Cury comentou a formação de multiplicadores para a preservação do meio-ambiente. “O prefeito Bruno Covas determinou ações conjuntas entre as secretarias e essa representa um passo importante para a preservação ambiental da cidade”, comemorou o secretário de Educação.

O gestor da Pasta do Verde e Meio Ambiente acredita que a parceria irá colaborar para ambas as áreas. “É uma excelente oportunidade de unir forças e colaborar com melhorias para o meio ambiente e também para a educação, duas áreas tão importantes”, analisou Eduardo de Castro.

A partir da união entre as duas pastas, também será formado um grupo de trabalho composto por representantes da SME, SVMA e UNESCO para planejamento e implementação de ações que contemplem tópicos como cultura de paz, direitos humanos e comunicação não violenta.

Núcleo de Educação Ambiental (NEA)

Trata-se do núcleo que representa a Secretaria Municipal de Educação em ações intersecretariais voltadas ao planejamento e à implementação da política municipal de Educação Ambiental e desenvolve ações e projetos articulados com as demais divisões da Coordenadoria Pedagógica e outras coordenadorias da secretaria; além de propiciar formação continuada aos educadores da rede municipal de ensino, com foco na Educação Ambiental.

Para Claudia Abrahão Hamada, responsável pelo NEA, “a formalização dessa parceria é um passo importante, pois articula a Política Municipal aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Currículo da Cidade; organiza projetos de ação conjunta e sistematiza o acompanhamento das unidades escolares que vislumbrem uma escola sustentável, articulando currículo, espaço físico, gestão e relações humanas”.