Quarta-feira, 13 de Março de 2019 | Horário: 07:29

Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes anuncia medidas para melhorar o fluxo de veículos no acesso ao Aeroporto de Congonhas

Projeto piloto deslocará táxis do piso inferior para o superior para facilitar embarque e desembarque de passageiros

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), iniciará na próxima sexta-feira, 15 de março, um projeto piloto para melhorar as áreas de embarque e desembarque de táxis, carros de passeio e aplicativos no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital.

Táxis de todas as categorias passarão a atender no piso superior os passageiros que deixam o aeroporto. Quem estiver chegando de táxi ao aeroporto também terá de acessar o piso superior, em frente à área de check-in das companhias aéreas. Somente neste local, carros particulares e de aplicativos também farão o desembarque de passageiros.

O piso inferior será destinado a todos os carros particulares e de aplicativos que chegam ao aeroporto sem passageiros. Neste local, serão feitos os embarques de quem está saindo das aeronaves e não utilizará o serviço de táxi. Apenas cinco vagas de táxi - duas da categoria comum, duas da vermelho e branca e uma da acessível - permanecerão no piso inferior. Veículos de fretamento continuarão usando apenas o piso inferior.

Com a mudança, o número de vagas oficiais para estacionamento de táxis em Congonhas vai aumentar das atuais 50 para 96. Táxis acessíveis também terão um ponto mais próximo à área de embarque, nos arredores do Portão 1, assim como os táxis híbridos, menos poluentes.

Os táxis acessíveis que estejam nas vagas especiais só poderão pegar passageiros comuns se já houver outro veículo do mesmo tipo aguardando na fila. Isso garantirá a prioridade de atendimento para os passageiros com deficiência.

As alterações, realizadas em conjunto com o Departamento de Transportes Públicos (DTP) e com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), procuram tornar mais organizado o embarque e desembarque de passageiros, melhorar o fluxo de veículos nas vias de acesso ao aeroporto e as condições de trânsito na região.

Operação embarque e desembarque

Em 23 de agosto de 2018, a SMT a CET e o DTP deram início a uma operação especial no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. A ação permanente passou a contar com um reforço de agentes de CET, que aumentou de quatro para dez agentes/turno. Esses agentes se unem aos fiscais do DTP que já atuam no local fiscalizando a operação de táxis, aplicativos e fretamentos.

A fiscalização age de forma permanente para coibir estacionamentos irregulares e paradas em fila dupla, além de operar na fluidez dos carros no local, evitando congestionamentos nas vias adjacentes ao aeroporto.