Quarta-feira, 30 de Dezembro de 2020

Secretaria Municipal de Educação homenageia Grêmios Estudantis

Horário: 00:00
Implementados em 2019, Grêmios Estudantis tem papel fundamental na superação das dificuldades durante pandemia de Covid-19

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria dos CEUs (COCEU) e da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais (DIGP), instituíram em 2019, o Programa Grêmios Estudantis na Rede Municipal de Educação. Esse processo teve início em um grupo de trabalho e contou com a participação de estudantes, professores, ATEs, supervisores para dar origem ao documento orientador (publicado no DECRETO nº 58.840, de 3 de julho de 2019), ratificando e valorizando o trabalho do grupo. Essa sensibilização e implementação resultou na criação de 367 Grêmios Estudantis na rede durante aquele ano.

Em 2020, apesar das grandes dificuldades enfrentadas por conta da pandemia da COVID-19, a Rede Municipal de Ensino e os Grêmios Estudantis conseguiram seguir com o trabalho realizado, respeitando os protocolos de saúde, com a ampliação das suas atividades para a forma remota, promovendo diversas ações, lives e tutoriais para  ajudar professores e orientar colegas a superarem suas dificuldades.

Reconhecimento do trabalho

Na intenção de reconhecer a evolução desse trabalho, a Secretaria Municipal de Educação criou a homenagem “Grêmio Estudantil em Destaque”, que tem como objetivo trazer visibilidade para os Grêmios que se destacaram e inovaram no ano, não deixando de valorizar a todos os trabalhos potentes e importantes desenvolvidos em toda a rede.

Importante ressaltar que os Grêmios Estudantis foram implementados na Rede Municipal em 2019. Desde então, foram construídas diversas ações relevantes tendo em vista uma sociedade mais justa e sustentável e graças a essas ações. Neste ano, o município pôde contar com a força destes Grêmios para superar as dificuldades advindas da pandemia.

Grêmios homenageados

Veja abaixo os Grêmios Estudantis selecionados para serem homenageados, os quais foram anunciados durante a programação do 1º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis:

• Grêmio Estudantil Co-Criando a Escola, da unidade educacional, EMEF Profª Áurea Ribeiro Xavier Lopes – DRE Ipiranga
    Projeto: “Se você pudesse criar a escola que sempre sonhou, como ela seria?”
  • Grêmio Estudantil Voz da EJA, do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA SAPOPEMBA – DRE – São Mateus
    Projeto: “Cidadania, Comunicação e Solidariedade”
  • Grêmio Estudantil da EMEF Armando Arruda Pereira, da Unidade Educacional EMEF Armando Arruda Pereira – DRE – Santo Amaro
    Projeto: “Customização do Uniforme”
  • Grêmio Estudantil Xeque-Mate na Desigualdade, da EMEF Raul Pilla – DRE – São Miguel Paulista
    Projeto: Grêmio na Escola “Apropriação dos Valores Democráticos”
  • Grêmio Estudantil “16 de Fevereiro”, do CEU EMEF Maria Aparecida de Souza Campos – DRE – Itaquera
    Projeto: “O protagonismo Juvenil na Promoção dos Direitos Humanos na Escola”.