Notícias

Secretaria Municipal de Educação divulga atividades de formação online

Ações são promovidas por instituições parceiras. Seis instituições oferecem atividades gratuitas relacionadas à arte, cultura, esporte, educação no trânsito, educação em direitos humanos e ensino técnico

De Secretaria Especial de Comunicação

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (COCEU), divulga atividades de formação online gratuitas que estão sendo promovidas por instituições parceiras para estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino.

Ao todo, seis instituições oferecem atividades em diferentes áreas: arte, cultura, esporte, educação no trânsito, educação em direitos humanos e ensino técnico. Confira:

ATIVIDADES CULTURAIS
Programas PIÁ e Vocacional –
As atividades terão início em maio. As equipes passarão a criar e gerar conteúdos de formação de modo remoto e online, envolvendo pensamento, prática e discussão do tempo presente. Serão aulas, vivências e outras ações artísticas, que se darão em suportes diversos (vídeo, imagem, texto), tendo como público-alvo, as linguagens de artes visuais, dança, literatura, música e teatro de toda a Cidade de São Paulo. As equipes estão organizadas remotamente por região e realizam reuniões, ateliês e construção de conteúdos online.

Durante a situação de emergência, os artistas dos Programas Vocacional e PIÁ não estarão vinculados aos equipamentos, mas irão articular e divulgar as ações a partir de cada território e dos equipamentos que neles estão, podendo promover suas atividades nas redes sociais e canais específicos de cada um, conforme disponibilidade e interesse.

Todas as publicações estarão disponíveis no Facebook dos Programas:

A partir de 18/05 – Vocacional: https://www.facebook.com/programavocacional/(abre link externo)
(conteúdos direcionados aos adolescentes de 14 anos em diante)

A partir de 25/05 -PIÁ: https://www.facebook.com/pia.p.iniciacaoartistica/(abre link externo)
(conteúdos direcionados às crianças de 5 a 14 anos)

E também no site da Supervisão de Formação Cultural: http://supervisaodeformacao.prefeitura.sp.gov.br/(abre link externo)

 

ATIVIDADES ESPORTIVAS
Instituto Península –
Mantém sistematicamente ações de formação de professores, e o Impulsiona é o programa específico de Educação Esportiva do Instituto Península, que utiliza o esporte como ferramenta no desenvolvimento integral dos estudantes. Em ambos, basta acessar as plataformas citadas e fazer um cadastro para ter acesso à todo conteúdo.

Todas as informações estarão disponíveis nas páginas do Instituto e do Programa:
Instituto Península: https://www.institutopeninsula.org.br/(abre link externo)
Programa Impulsiona: https://impulsiona.org.br (abre link externo)


Associação Hurra –
Promoveu, no dia 29 de abril, uma edição on-line do curso “Rugby para o desenvolvimento humano – Nível I e Nível II” e promoverá outra edição em breve.

Todas as informações estarão disponíveis no Facebook e em caso de dúvidas, entrar em contato por e-mail.
Associação Hurra: https://www.facebook.com/hurratransforma/(abre link externo)
E-mail: contato@hurra.org.br (abre link externo)

 

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
OSC Criança Segura Safe Kids Brasil –
Oferece o curso on-line “Criança Segura para Previsão e Prevenção de Acidentes no Trânsito”, que tem como objetivo a formação de profissionais na área de educação da Rede Municipal de Educação da Cidade de São Paulo, para disseminarem a cultura de prevenção de acidentes no trânsito (voltado para crianças e adolescentes de até 14 anos).

Criança Segura: https://criancasegura.org.br/cursos/ (abre link externo)

 

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Instituto Vladimir Herzog (IVH) –  
Tem como missão institucional contribuir para o engajamento da sociedade na cultura de Justiça, Liberdade, Democracia e Dignidade Humana e entende que a Educação em Direitos Humanos (EDH) é essencial na construção de uma sociedade pautada pelos seus valores estando portanto, comprometido com a realização das orientações contidas nos documentos oficiais que regem esse campo: o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

São oferecidos dois cursos: “Respeitar é Preciso” (para um membro da gestão e um membro de educador integrante da Comissão de Mediação de Conflitos das Unidades Educacionais) e “Educação em Direitos Humanos” (voltado a todos os interessados), e acontecerão de 01/06/2020 a 31/07/2020. Encontra-se em fase de análise da proposta junto ao Núcleo Técnico de Formação.

Respeitar é Preciso: https://respeitarepreciso.org.br/ (abre link externo)

 

ENSINO TÉCNICO
Centro Paula Souza –
Em suas classes descentralizadas de Ensino Técnico dos CEUs, disponibilizam sua plataforma e tornaram viável a realização das aulas on-line, no formato de Ensino à Distância.

A parceria é estabelecida entre  o Centro Paula Souza e a SME, em cursos descentralizados oferecidos pela Escola Técnica Estadual nos equipamentos dos CEUs.

Todas as informações estão disponíveis no site:
Centro Paula Souza:  https://www.cps.sp.gov.br/cartilhas-teletrabalho/ (abre link externo)


Ações do documento

Vídeos

Construindo Histórias - A esperança em forma de vacina