Quinta-feira, 8 de Abril de 2021

Secretaria do Trabalho convoca mais de mil jovens para vagas remanescentes no POT Defesa da Vida

Horário: 00:00
O programa, voltado à faixa etária dos 18 aos 24 anos, conta com 2 mil oportunidades para trabalhar no combate à Covid-19

A Prefeitura de São Paulo divulgou nesta quarta-feira (07/04) uma lista de vagas remanescentes com 1.105 novos selecionados para o Programa Operação Trabalho – POT Defesa da Vida. O novo grupo é formado por pessoas que já estavam inscritas e passaram pela seleção do programa. Serão abertas excepcionalmente  seis unidades do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) nesta quinta e sexta-feira (8 e 9), das 10h às 16h, para o atendimento dos selecionados.

Os convocados devem conferir o local e horário de atendimento a fim de evitar aglomerações. Também será enviado um SMS pela Central SP156 reforçando a convocação dos inscritos. Clique aqui para conferir a lista com os novos chamados

Entre segunda e terça-feira desta semana foram aprovados 980 jovens, dos 2 mil convocados que tinham agendamento no Cate. As pessoas que não compareceram foram desclassificadas. O Programa Operação Trabalho – POT Defesa da Vida é voltado aos jovens com idades entre 18 e 24 anos que irão atuar na capital, orientando o público no combate à Covid-19.

“Estamos empenhados no preenchimento das vagas do programa como forma de auxiliar as pessoas em vulnerabilidade social a voltar a gerar renda. É uma oportunidade para os jovens, que foram afetados com o desemprego e podem descobrir uma nova atividade no período que estiverem atuando no POT Defesa da Vida”, salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Cate
Os novos convocados devem comparecer à unidade do Cate com RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência e cópia simples de todos os documentos, a fim de comprovar as informações fornecidas durante a inscrição on-line. No local, os aprovados irão assinar o Termo de Compromisso e Responsabilidade, que permite ingressar no programa.

Ainda no Cate, o beneficiário do POT Defesa da Vida receberá a informação do local e data de início das atividades, e também conhecerá o Portal do Cate, onde serão realizadas as qualificações profissionais previstas no programa.

A seleção dos novos beneficiários seguiu os critérios do programa, entre eles:  estar desempregado há mais de quatro meses, ter renda de até meio salário mínimo por pessoa da família, morar na capital e não receber benefício como o seguro-desemprego. O POT Defesa da Vida contou com mais de 33 mil inscritos.

Locais de atuação
Os locais de atuação dos agentes de Defesa da Vida foram indicados pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), parceira da iniciativa. Serão três turnos de quatro horas em ações em terminais de ônibus, praças, escolas, equipamentos de saúde, organizações sociais, entre outros. O trabalho será realizado  com o apoio das equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM) e GCM Ambiental da cidade, responsáveis pela atuação preventiva e comunitária de segurança urbana.

O jovem que for selecionado irá trabalhar quatro horas por dia, totalizando 20 horas semanais, e contará com uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 769,95. A atividade terá duração de seis meses e os beneficiários deverão cumprir 96 horas de atividades de qualificação profissional, por meio de atividades EAD no Portal Cate, visando a reinserção no mercado de trabalho ou na geração de renda por meio do empreendedorismo.

Os jovens passarão também por orientação quanto às ações de prevenção e de combate à Covid-19 com apoio da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, da Fundação Paulistana, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Serviço

*Entrega de documentos nas unidades do Cate em data, horário e local pré-agendados

Lista de documentos obrigatórios:

• RG original e cópia simples
  • CPF original e cópia simples
  • Carteira de trabalho e cópias das páginas que constam a foto e o último emprego
  •  Comprovante de residência e cópia simples

Cates abertos excepcionalmente para atender aos jovens do POT Defesa da Vida

Região Central