Sexta-feira, 1 de Março de 2019 | Horário: 15:13

Secretaria de Mobilidade e Transportes organiza operação especial para o Carnaval 2019

Funcionários da pasta trabalharão para garantir serviços de trânsito e transporte durante a festa. Ao todo, 1.380 agentes de trânsito da CET estarão nas ruas entre sábado e terça-feira

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) preparou uma operação especial de trânsito e transporte público para o Carnaval 2019. A medida tem como objetivo facilitar o deslocamento dos foliões e da população em geral nos dias de festa em São Paulo. Além do desfile das escolas de samba no Anhembi, na zona norte, está prevista a passagem de 194 blocos em todas as regiões da cidade entre sábado e terça-feira.

Em conjunto com a Prefeitura e diferentes secretarias e órgãos municipais, funcionários da CET, SPTrans, DTP e DSV estarão em ação 24 horas por dia durante o Carnaval, atuando nas mais diferentes frentes de trabalho. Nos dias de desfile no Sambódromo, haverá 350 agentes da CET, além de técnicos da SPTrans para garantir a fluidez do trânsito e organizar desvios de itinerários de ônibus. Entre sábado (2/03) e terça-feira (5/03), 1.380 agentes da CET estarão envolvidos diretamente na operação especial em toda a cidade. A SPTrans ainda contará com 400 técnicos por dia de festa.

Além do Anhembi, agentes, técnicos e fiscais estarão em maior número nos locais onde há blocos com previsão de reunir mais foliões, como as avenidas Faria Lima e Marquês de São Vicente, na zona oeste; o Ibirapuera e a Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, na zona sul; a Avenida Tiradentes, na zona norte, e a região central. As equipes também estarão presentes em toda a cidade.

Nas centrais de operação da SPTrans e da CET será feito o monitoramento e gerenciamento dos sistemas de trânsito e transporte ao longo de todo o período de festa.

Linhas de ônibus especiais para o Sambódromo

Duas linhas de ônibus especiais também foram ativadas para fazer o transporte do público exclusivamente ao Sambódromo. Elas partirão das estações Palmeiras-Barra Funda (Linha-3 Vermelha) e Portuguesa-Tietê do Metrô (Linha 1 Azul) e farão a ligação direta com o Anhembi. Haverá a cobrança regular da tarifa básica do sistema, de R$ 4,30, e os ônibus aceitarão todas as modalidades de Bilhete Único normalmente.

Informações completas podem ser conferidas no link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/noticias/?p=272118.

Todas as informações sobre o esquema especial para o Carnaval 2019 estão nos links https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/, www.cetsp.com.br e www.sptrans.com.br

Alterações de rodízio, Zona Azul, faixas exclusivas e corredores
A SMT promoverá mudanças temporárias no sistema viário durante o período de Carnaval com o objetivo de facilitar a mobilidade e garantir a fluidez do trânsito:

- O Rodízio Municipal para veículos leves e pesados será suspenso nos dias 04, 05 e 06 de março na cidade.

- A Zona Azul estará suspensa nos bolsões internos do Parque Ibirapuera nos dias 02, 03, 04 e 05 de março. Na terça-feira de Carnaval (5/3), a Zona Azul estará suspensa em toda a cidade.

- A circulação de veículos de passeio e táxis em corredores e faixas exclusivas de ônibus à esquerda e à direita também estará liberada na terça-feira de Carnaval (5/3). A liberação vale até as 04h do dia seguinte (quarta-feira, 06). O tráfego de táxis por esses locais está liberado independentemente de haver passageiro.

Suspensão de ciclofaixas de lazer
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa a suspensão das ciclofaixas de lazer nos seguintes dias e locais:

Apenas dia 3 de março:
- Ciclofaixa Parque do Povo/Parque Villa Lobos

Dias 3 e 5 de março:

- Ciclofaixa Paulista
- Ciclofaixa Centro (R. da Consolação, R. Xavier de Toledo, Praça da Sé, R. Líbero Badaró e R. Boa Vista).
- Av. Bernardino de Campos,
- R. Inhambu.

Apenas dia 5 de março:
- Interrupção da Ciclovia Av. Engenha Luís Carlos Berrini

Site mostra linhas de ônibus municipais com desvios no carnaval

A SPTrans estima que sejam alteradas cerca de 600 linhas, nas quais operam 5.000 ônibus, durante os quatro dias de festa. Por isso, a empresa criou um site especial para o Carnaval 2019, onde é possível consultar os desvios das linhas de ônibus municipais para a passagem de blocos. O site funcionará até 10 de março.

A página http://sptrans.com.br/carnaval/ é atualizada constantemente e mostra se há programação de mudança de itinerário para cada linha consultada. O principal objetivo do serviço é facilitar a mobilidade de quem utilizará ônibus nos próximos fins de semana.

Nos pontos de ônibus, também serão colados 500 adesivos informativos. Nos veículos das linhas com previsão de desvio, a SPTrans elaborou edição do Jornal do Ônibus Especial, com tiragem de cerca de 5.000 exemplares, contendo um QR Code que leva o usuário à página especial de Carnaval para consultar a alteração no itinerário de sua linha.