Notícia na íntegra

Segunda-feira, 18 de Setembro de 2017 | Horário: 18:35

Secretaria de Mobilidade e Transportes lança o programa Trânsito Seguro

Ações, que envolvem a CET e a SPTrans, têm como foco o aumento da segurança nas vias da cidade para pedestres e ciclistas
1184335-Semana da Mobilidade . SMT

Dentro da agenda da Semana da Mobilidade, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes lança medidas para reduzir o número de acidentes e garantir a segurança de passageiros, ciclistas e de pedestres nas ruas da cidade. Nesta segunda-feira, 18, foi lançado o programa Trânsito Seguro, com ações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da São Paulo Transporte (SPTrans), com o foco na redução de acidentes e na preservação à vida.

A CET mapeou inicialmente 28 locais com faixa de travessia em meio de quadra com significativo volume de pedestres e iniciou a implantação de melhorias. As vias terão nova sinalização (placas e pintura de solo) e iluminação das faixas de travessia. Haverá proibição de estacionamento de veículos 10 metros antes das faixas. Em 30 dias, essas melhorias serão concluídas em três pontos: Rua Riachuelo, altura do nº 29; Rua Riachuelo, altura do nº 362, e Largo São Francisco. Os demais 25 pontos serão concluídos até dezembro. Esse trabalho será permanente e paulatinamente outros locais passarão por essas melhorias.

A fiscalização é importante para manter e preservar a segurança no trânsito. Para isso, a CET irá implantar no dia 1º de novembro a fiscalização por velocidade média. Os radares serão posicionados nas avenidas 23 de Maio, dos Bandeirantes e na pista expressa da Marginal Tietê, sentido Castello/Ayrton Senna. Até que a medida seja regulamentada pelo órgão federal, a ação será educativa, com cartas de advertência aos motoristas, avisando que eles excederam o limite de velocidade. A medida visa despertar a conscientização dos condutores.

Aumentar a segurança dos pedestres e ciclistas é uma das prioridades do Trânsito Seguro. Para isso, a CET vai aumentar o rigor na fiscalização para infrações de uso do telefone celular, desrespeito a ciclistas e pedestres, desrespeito ao semáforo e falta de uso de seta nas conversões. E para estimular o respeito para quem anda a pé pela cidade, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes está em negociação com o setor privado para reforçar o programa Pedestre Seguro com a ação de orientadores de travessia nos horários de pico, em todas as regiões da cidade.

A região de São Miguel será a primeira a receber o programa Áreas Calmas. Nesses locais, a readequação de velocidades em 30 km/h e intervenções (obras) para acalmamento como avanços de calçada, faixas elevadas e alargamento de calçada.  

Para garantir a segurança de passageiros e de pedestres, a Secretaria irá publicar no Diário Oficial da Cidade, nesta terça-feira (19), uma resolução que estabelece em 50 km/h a velocidade máxima de todos os ônibus que atendem o sistema de São Paulo. A portaria dá um prazo de 30 dias para que as empresas que operam o sistema ajustem os limitadores de velocidade de todos os seus veículos. Antes desta medida, a velocidade máxima dos ônibus era limitada em 60 km/h. Nas faixas reversíveis que atendem o sentido de maior demanda de tráfego nos horários de pico da manhã e da tarde a velocidade fica estabelecida em 40 km/h. 

As medidas anunciadas nesta segunda-feira são fruto de um trabalho permanente da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, da CET e da SPTrans de monitorar permanentemente o comportamento do trânsito na cidade e implantar medidas para aumentar a segurança na cidade de São Paulo.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn