Quinta-feira, 14 de Março de 2019 | Horário: 19:02

Secretaria de Mobilidade e Transportes habilita empresas do subsistema Estrutural e do Grupo de Articulação Regional da licitação dos ônibus

Todos os lotes previstos no edital possuem consórcios ou empresas devidamente habilitadas

A Comissão de Licitação da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) publica nesta sexta-feira, dia 15 de março de 2019, no Diário Oficial da Cidade, a relação das empresas que apresentaram a documentação exigida para disputar os lotes do subsistema Estrutural e o de Articulação Regional da licitação dos ônibus.

No subsistema estrutural, que transportará passageiros por corredores e vias de grande movimento, são nove lotes em disputa. No Grupo de Articulação Regional, que fará a ligação entre bairros e foi criado na nova organização do sistema de ônibus, são 10 lotes em disputa.

Todos os lotes de ambos os grupos tiveram empresas devidamente habilitadas com a documentação exigida no edital.

A próxima fase será a abertura das propostas comerciais das empresas em sessão pública, marcada para o dia 25 de março, às 9h, no Instituto de Engenharia de São Paulo, localizado na Avenida Doutor Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana.

Nesta data, a Comissão de Licitação vai abrir os envelopes e rubricar as planilhas de custos de cada uma das propostas recebidas. Todo o material será levado para análise e os vencedores serão anunciados em nova data no Diário Oficial da Cidade.

Confira abaixo a relação das empresas habilitadas em cada um dos grupos:

Grupo Estrutural

AR 9 – Consórcio TransVida

AR 0 – Consórcio TransVida

Grupo Local de Distribuição

A licitação dos ônibus contempla também o Grupo Local de Distribuição, que fará a ligação dos bairros com os terminais e as estações de metrô e trens metropolitanos.

As empresas concorrentes nos 13 lotes deste grupo já foram habilitadas e terão as propostas comerciais abertas nesta sexta-feira, dia 15 de março, às 9h, no Instituto de Engenharia de São Paulo, localizado na Avenida Doutor Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana.

As ganhadoras serão anunciadas em data oportuna no Diário Oficial da Cidade. Apenas o lote D7 está suspenso devido a um recurso administrativo da empresa Imperial.

A relação das empresas já habilitadas é a seguinte:

Grupo Local de Distribuição

D1 – Consórcio TransNoroeste

D2 – Consórcio TransNoroeste

D3 – Transunião

D4 – UpBus

D5 – Pêssego Transportes

D6 – Allibus

D7 – Transunião*

D8 – Move Buss

D9 – A2 Transportes

D10 – Transwolff

D11 – Transwolff

D12 – Transcap

D13 – Alfa Rodobus

*Lote suspenso em razão de recurso administrativo da empresa Imperial

Novo sistema

A conclusão do processo licitatório permitirá a reorganização do sistema de transporte por ônibus na capital e trará benefícios aos passageiros ao eliminar a sobreposição de linhas, reduzir intervalos entre os veículos, tornar as viagens mais rápidas e confortáveis, além de proporcionar maior confiabilidade ao sistema e permitir a modernização da frota.

O edital prevê uma série de melhorias obrigatórias no sistema, como a chegada de ônibus mais modernos, com ar-condicionado, Wi-Fi, entrada USB e também motores menos poluentes. A contratação por edital traz segurança jurídica à rede municipal de transporte que, atualmente, opera por meio de contratos emergenciais.