Segunda-feira, 3 de Julho de 2017 | Horário: 16:35

Prefeitura amplia postos para solicitação de Cartão de Estacionamento de Idoso

Iniciativa contará com postos móveis em shoppings na Zona Sul e um ponto de atendimento na Prefeitura Regional Aricanduva

A Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT), por meio do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), vai aumentar a oferta de locais nos quais é possível solicitar e retirar o Cartão de Estacionamento para Idoso. A medida tem o objetivo de facilitar o acesso ao serviço pelo público com mais de 60 anos.

Desde o último dia 30 de junho, a Prefeitura Regional Aricanduva (Rua Atucuri, 699, Vila Carrão) passou a emitir o documento. A solicitação pode ser feita das 8h às 17h (confira abaixo como requerer o benefício).

Desta forma, idosos que vivem na Zona Leste e desejam requerer o benefício não necessitam mais se deslocar até a sede do DSV, em Pinheiros, Zona Oeste, para entregar a documentação exigida.

O DSV também irá montar postos móveis em dois shoppings na Zona Sul – duas semanas em cada shopping – para facilitar o atendimento da população idosa na região, a maior em extensão territorial da cidade de São Paulo. Os pontos vão funcionar de quarta-feira a domingo, tornando todo o processo de emissão do cartão acessível a quem normalmente não consegue realizar a solicitação nos dias úteis.

Com a iniciativa, a SMT procura assegurar aos idosos maior possibilidade de requerer o Cartão de Estacionamento para sua categoria. Entre os dias 5 e 9 de julho, e de 12 a 16 do mesmo mês, o Posto Móvel do DSV estará montado no Shopping Ibirapuera (Avenida Ibirapuera, 3.103, Moema), das 12h às 18h. E entre os dias 19 a 23 julho, e de 26 a 30 do mesmo mês, a equipe do departamento estará do Shopping Interlagos (Av. Interlagos, 2.255, Interlagos), também das 12h às 18h.

O que é o Cartão de Estacionamento para Idoso?

É uma autorização especial para o estacionamento de veículos, conduzidos por idosos, ou que os transportem, em vagas especiais devidamente sinalizadas. Nas vagas especiais em área de estacionamento rotativo de Zona Azul, além do Cartão Idoso, o usuário deverá utilizar também o Cartão Azul Digital (CAD).

Quem tem direito?

Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, condutoras ou passageiras de veículos automotores e residentes no Município de São Paulo.

Como solicitar o benefício?

- Fazer seu cadastro no Sistema Unificado de Autorizações Especiais (SUAE);
- Solicitar Novo Requerimento de Idoso – somente um requerimento por requerente (Idoso) será possível ser cadastrado
- Imprimir o requerimento e levar aos postos do DSV. Também é preciso apresentar RG original e válido, CPF original e comprovante de residência em nome do requerente (são aceitos como contas de luz, de água, de telefone e de gás, as correspondências de bancos, de cartões de crédito, de planos de saúde, de condomínio, e de multas de trânsito).