Notícia na íntegra

Segunda-feira, 16 de Abril de 2018

Secretaria de Cultura promove festival para celebrar o Dia Internacional da Dança

Programação gratuita segue até o dia 29 de abril

Para comemorar o Dia Internacional da Dança (29 de abril), a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) promove até o dia 29 de abril, a segunda edição do festival Abril para Dança. Gratuita, a programação chega aos teatros municipais e centros culturais e faz um panorama de diferentes estilos de dança, como flamenco, afro, contemporâneo, urbano e sapateado, dando continuidade à política de inclusão dessa arte tão diversa ao calendário cultural da cidade.

Nesta edição, o público pode conferir espetáculos criados por companhias de vários cantos do país, além de apresentações espontâneas pelas ruas da cidade, conhecidas como flash mobs. “Este festival, criado ano passado, faz parte da política desta gestão de estímulo à dança, linguagem que vem recebendo atenção especial. Este ano, o foco do festival está nos grupos de dança de outros Estados, o que oferece um painel do que está sendo feito em várias regiões do Brasil, aumentando as chances das pessoas conhecerem importantes companhias nacionais”, afirma o secretário de Cultura, André Sturm. 

Entre as companhias convidadas para esta edição, estão o Balé Teatro Guaíra (PR), Cia. de Dança Carlinhos de Jesus (RJ), Corpo de Dança do Teatro Amazonas (AM), Cia. Giradança (RN), Mimulus Cia. de Dança (MG) e Balé da Cidade de São Paulo.

A programação completa está disponível abaixo e, além dos espetáculos em si, também conta com a exposição fotográfica “Tango”, do artista argentino Carlos Furman, que fica em cartaz no Centro Cultural Olido até o dia 5 de maio.

Programação

EXPOSIÇÃO

TANGO 
Carlos Furman (Argentina)
Em parceria com o Consulado Geral da República Argentina em São Paulo, a exposição “Tango”, do artista Carlos Furman, exibe fotografias captadas entre 2003 e 2008 nos salões de baile e campeonatos em Buenos Aires.
- Centro Cultural Olido
Avenida São João, 473 
Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô
Tel. 3331-8399 e 3397-0171
Visitação: Até 5/5
Terça a domingo, das 10h ás 20h
Grátis. Livre

ESPETÁCULOS

Cinco Passos para Não Cair no Abismo 
Cia. Urbana de Dança (Rio de Janeiro - RJ)
Há histórias que são possíveis mudar e muitas outras, quase todas, que continuam as mesmas. A partir do texto de Caio Fernando Abreu, "Vórtice, Voragem, Vertigem", a coreógrafa Sônia Destri Lie e os dançarinos desenvolveram este trabalho sobre aquilo que sorve ou devora, pois é assim que o grupo se sente: tanto no abismo dos perigos de ser periférico quanto os de estrelas falsas e de beijos e desejos.
- CCSP - Sala Adoniran Barbosa
R. Vergueiro, 1.000, Paraíso
Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro
Tel. 3397-0001 e 3397-0002
Dias 17 e 18/4, 21h. Dia 20/4, 14h. 50 min. Livre. Grátis (retirar 1h antes).

Kuarup ou a Questão do Índio
Ballet Stagium (São Paulo - SP)
O espetáculo estreou em 1977, em um dos períodos mais obscuros da história política do Brasil. A obra é considerada um marco da dança por apontar uma política cultural para o país, rompendo amarras e limites entre arte, educação e consciência histórica. A coreografia circulou por todo o território nacional, América Latina e Europa e aborda questões indígenas que retrocederam ainda mais nos dias de hoje. 
- Centro Cultural Olido
Avenida São João, 473
Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô
Tel. 3331-8399 e 3397-0171
De 19 a 22/4. Quinta a Sab., 20h. Dom., 19h. 60 min. Livre. Grátis (retirar 1h antes).

Alguns Outros
Cia. Giradança (Natal - RN)
Em "Alguns Outros”, os bailarinos da Cia. Giradança experimentam como o corpo pode ser utilizado não só como um produto social e econômico de ideais e normas, no qual seu manuseio é considerado um produto ou imagens ideais e, portanto, uma maximização da eficiência. Mas, em sua singularidade e individualidade, apreciando a humanidade, paixão, leveza, poesia e amor.
- Centro Cultural Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô
Tel. 3331-8399 e 3397-0171.
Dias 27, 28 e 29/4. Sexta e Sab., 20h. Dom., 19h. 60 min. Livre. Grátis (retirar 1h antes).

B.r.U.s (ESTREIA)
Christiane Matallo e Jim Hamilton (Campinas - SP e EUA)
Espetáculo com sapateado americano, dança, percussão, saxofone e muita ação. Christiane Matallo e Jim Hamilton desenvolveram uma apresentação na qual o corpo, por meio do movimento, gera o som. Em cena, vê-se um jogo de quem toca e quem dança, em uma ponte da linguagem do tap dance americano com ritmos brasileiros, interpretados por artistas de culturas de países distintos, mas que estão em sintonia.
- Teatro Alfredo Mesquita
Avenida Santos Dumont, 1.770, Santana
Tel. 2221-3657. Dias 27, 28 e 29/4. Sexta e Sab., 21h. Dom., 19h. 60 min. Livre. Grátis (retirar 1h antes).

Aquarelas
Cia. de Dança Carlinhos de Jesus (Rio de Janeiro - RJ)
O espetáculo apresenta o renomado dançarino Carlinhos de Jesus e nove bailarinos de sua companhia que, com figurinos e adereços próprios, mostram as danças populares brasileiras e, ao final, uma coreografia especial de “Aquarela do Brasil”, com demonstrações de mestre-sala, porta-bandeira e passistas, faz referência ao Carnaval carioca.
- Teatro Arthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste | tel. 2604-5558. Dias 27, 28 e 29/4. Sexta e Sab., 21h. Dom., 19h. 60 min. Livre. Grátis (retirar 1h antes).

Arquitetura do Corpo
Corpo de Dança do Teatro Amazonas (Amazonas - AM)
O grupo foi criado em 1998 pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, para compor os corpos artísticos do Teatro Amazonas. A companhia mantém uma programação que abrange os múltiplos aspectos da dança contemporânea brasileira. O espetáculo é um questionamento sensível sobre o corpo, a identidade, a morfologia, o volume, a cor e a roupa que veste ou despe este todo. 
- Teatro João Caetano
Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino
Próximo da estação Santa Cruz do metrô
Tel. 5573-3774 e 5549-1744
Dias 27, 28 e 29/4. Sexta e Sab., 21h. Dom., 19h. 60 min. 16 anos. Grátis (retirar 1h antes).

Carmen
Balé Teatro Guaíra (Curitiba - PR)
A obra “Carmen”, baseada no conto de Prosper Mérimée, trata de passionalidade, ciúme e morte em um triângulo amoroso, envolvendo a protagonista, uma cigana sedutora, o toureiro Escamillo e o cabo de polícia Dom José. Este espetáculo tem coreografia assinada por Luís Fernando Bongiovanni, criada a partir da dramaturgia da ópera homônima e da trilha composta por Rodion Shchedrin e Georges Bizet.
- Teatro Paulo Eiró
Avenida Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro
Tel. 5546-0446 e 5686-8440
Dias 27, 28 e 29/4. Sexta e Sab., 21h. Dom., 19h. 60 min. Livre. Grátis (retirar 1h antes).

Puro em la Mezcla
Ale Kalaf Cia. de Dança Flamenca e convidados (São Paulo, Espanha, Argentina, Paraguai e Chile)
Puro tablado flamenco! Como se mescla? A resposta a isso é: flamenco é o corpo reagindo ao som, que dá voz aos afetos, aos assuntos que emocionam e aos lugares poéticos onde qualquer ser humano se sente representado. O espetáculo, pela primeira vez, traz convidados internacionais. Brasil, Espanha, Argentina, Paraguai e Chile fazem uma mescla dançante, graças à parceria com o evento Feira Flamenca Brasil.
- Centro Cultural da Vila Formosa - Teatro Zanoni Ferrite
Avenida Renata, 163, Vila Formosa
Tel. 2216-1520. Dias 27, 28 e 29/4. Sexta e Sab., 21h. Dom., 19h. 60 min. Livre. Grátis (retirar 1h antes).

Guarde-me
Marcia Milhazes Cia de Dança (Rio de Janeiro - RJ)
Um novo registro coreográfico inspirado a partir de cartas de amor, que mergulha no campo emocional de um casal. Juntos, sem linha divisória, os dois propõem que o mundo real se confunda com o dos sentidos. Neste espetáculo, Marcia Milhazes retoma ao tema sobre paisagens solitárias, no qual o realismo de suas histórias capta a essência interior de cada um. 
- Teatro Cacilda Becker
- Rua Tito, 295, Lapa
Tel. 3864-4513
Dias 27, 28 e 29/4. Sexta e Sab., 21h. Dom., 19h. 60 min. Livre. Grátis (retirar 1h antes).

Subterrâneo
Gumboot Dance Brasil (São Paulo - SP)
O novo espetáculo do grupo busca representar o imaginário dos mineradores em seus momentos de descanso. Instantes em que praticavam as danças de suas tribos, focando na alegria e vibração. Uma dança que fala sobre pessoas que trabalham em situações precárias atrás de uma riqueza que não é sua; sobre pessoas invisíveis aos olhos da sociedade, mas que são essenciais para a existência de alguns sistemas. 
- Teatro Flávio Império
Rua Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba
Tel. 2621-2719
Dias 27, 28 e 29/4. Sexta e Sab., 21h. Dom., 19h. 60 min. Livre. Grátis (retirar 1h antes).

Plano Sequência / Take 2

Jorge Garcia Cia. de Dança (São Paulo - SP)
Continuidade do processo de pesquisa iniciado em 2015 com “Take a Deep Breath”. Intersecção entre ato, performance, espetáculo e filme. Ao manipular uma câmera cinematográfica como gatilho disparador, percebe-se as forças coreográficas que regem a execução de um plano, que na linguagem do cinema corresponde ao intervalo de tempo em que um quadro –uma imagem, em última instância– permanece sendo captado.
- Teatro Décio de Almeida Prado
Rua Cojuba, 45, Itaim Bibi
Tel. 3079-3438. Dias 27, 28 e 29/4. Sexta e Sab., 21h. Dom., 19h. 60 min. Livre. Grátis (retirar 1h antes).

Pretérito Imperfeito
Mimulus Cia. de Dança (Belo Horizonte – MG)
Tempo verbal utilizado para a descrição de fatos passados não concluídos inteiramente (“imperfeitos”). Se o que nunca vamos esquecer se faz presente em nós, o passado não chegou perfeitamente ao seu final. Pois somos feitos pelas memórias, pelos pretéritos não concluídos, pelas lembranças que, como janelas, se abrem, iluminam e modificam a realidade. O espetáculo se constrói sobre recordações e vestígios. 
- Centro Cultural da Penha - Teatro Martins Penna
Largo do Rosário, 20, Penha
Próximo do Shopping Penha. Zona Leste
Tel. 2295-0401
Dias 27, 28 e 29/4. Sexta e Sab., 21h. Dom., 19h. 60 min. Livre. Grátis (retirar 1h antes).

Ocupação Cia. Druw – Corpo, Cor e Forma

Cia Druw (São Paulo - SP)
A coreógrafa Miriam Druwe se inspirou nas cores e formas que compõem uma obra de arte para estimular os participantes na criação de movimentos expressivos, conduzidos a deslocamentos pelos espaços do Centro Cultural de Santo Amaro, pela improvisação e composição. Como regentes de orquestras, os bailarinos são os condutores e estimulam o público na criação desta “obra de arte em movimento”.
- Centro Cultural de Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes
Rua Antonio Bandeira 114. Zona Sul
Tel. 5541 7057
Dias 27, 28 e 29/4. Sexta e Sab., 21h. Dom., 19h. 120 min. Livre. Grátis (retirar 1h antes).

Um jeito de corpo – Balé da Cidade dança Caetano
Balé da Cidade São Paulo (São Paulo - SP)
Inspirado na vida e obra de Caetano Veloso, o mais novo espetáculo do Balé da Cidade tem coreografia de Morena Nascimento e direção musical do historiador e músico Cacá Machado. A apresentação celebra a trajetória artística do cantor e compositor baiano e, apesar de não ser autobiográfica, permite identificar nuances da Tropicália, da Bossa Nova e do período em que Caetano permaneceu exilado. 
- Auditório do Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera (portão 3)
Tel. 3629-1075
Dias 28 e 29/4. Sab., 21h. Dom., 19h. 60 min. 16 anos. Grátis (retirar 1h30 antes). 

SUÍTE I ATO DOM QUIXOTE
“Dom Quixote” estreou em 1869, no Teatro Bolshoi, pelo Ballet Imperial, com coreografia de Marius Petipa e Alexander Gorsky. A Cia. Paulista de Dança apresenta o 1º ato desse balé clássico, que conta a história da jovem Kitri, apaixonada por Basílio, mas forçada pelo pai a aceitar o pedido de casamento de um nobre. Com a chegada de Dom Quixote e Sancho Pança à vila, o desfecho do romance toma novos rumos.
- Em frente ao Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Dia 28/4, 12h30. Grátis. 30 min. Livre. 

Flash Mobs
Experimentos Concretos 
Ale Kalaf Cia. de Dança Flamenca (São Paulo - SP)
A companhia vai até as ruas de São Paulo com seu tablado flamenco para mostrar a tradicional dança espanhola em um contexto urbano atual. Nessa intervenção, os típicos trajes andaluzes dão lugar a roupas e acessórios comuns do dia a dia, em uma dança em que o público serve de cenário para a experiência artística. 
- Avenida Paulista. Dia 23, 12h30
- Viaduto do Chá. Dia 24, 12h30
60 min. Livre. 

Dança por Correio - Entrega Especial
Zumb.boys (São Paulo - SP)
O grupo fez um convite a 30 dançarinos de diversos grupos de dança de São Paulo para realizarem entregas de cartas e danças nesta intervenção artística que circula por todo o Estado. A intenção é intervir nos fluxos cotidianos, modificando o trajeto das pessoas nas ruas, avenidas e espaços públicos, diluindo a arte no cotidiano e comunicando-se com os transeuntes, viajantes de sua própria cidade. 
- Avenida Paulista. Dia 25, 12h30
- Avenida Faria Lima. Dia 26, 12h30
60 min. Livre. 

Residência Artística

CORPO EM RISCO
Rubens Oliveira (São Paulo - SP)
O projeto tem como proposta desenvolver uma ação que promova experiência corporal em dança a partir de reflexões sobre narrativas do cotidiano. O espetáculo conta com 60 pessoas sem experiência profissional, com idades entre 15 e 60 anos. Cada participante traz suas histórias. O coreógrafo e bailarino Rubens Oliveira assina o espetáculo, cuja primeira edição foi em 2017, em parceria com a RedBull Station.
- Centro de Dança Humberto da Silva, Salas de Ensaio - Centro Cultural Olido
Avenida São João, 473
Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro.| tel. 3331-8399 e 3397-0171
Ensaios: de 15 a 19/4, 21h. 
- Apresentações: Viaduto do Chá, dia 20/4. Praça da Sé, dia 21/4. Largo da Batata, dia 27/4. Avenida Paulista, dia 28/4.
- Sempre às 12h30. Livre. 

Tablado de Dança
Diversos professores de dança se revezarão neste tablado que promete não deixar ninguém parado. Zumba, fit dance, samba rock, forró e ritmos latinos animarão o público que circula pelo centro de São Paulo, podendo experimentar a dança de salão em meio à cidade.
- Boulevard São João (esquina com Largo do Paissandu)
Dia 28/4, das 10h às 15h

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn