Quinta-feira, 5 de Outubro de 2017 | Horário: 13:16

Secretaria da Educação dobra programa de hortas em escolas

Convênio com a Fundação Banco do Brasil viabilizará a implementação de 200 novas hortas em unidades educacionais

Um projeto apresentado pela Secretaria Municipal da Educação à Fundação Banco do Brasil prevê a instalação e o desenvolvimento de um trabalho pedagógico com hortas em 200 unidades educacionais de São Paulo. Os recursos investidos no projeto serão de R$ 405.435. No fim de 2016 a rede de ensino contava com 351 escolas da Rede Municipal de Ensino com horta. Hoje, já são 509 com a implementação de mais 83 em andamento, que somadas as 200 unidades que receberão as hortas por meio da parceria com o banco totalizam 792 escolas.

A ação será executada pela Associação Paulista dos Gestores Ambientais (APGAM) e potencialmente vai beneficiar cerca de 60 mil alunos, além de proporcionar a formação de 600 educadores e dar subsídios para a implantação de hortas, incluindo ferramentas e insumos. O projeto prevê ainda apoio técnico, pedagógico e acompanhamento das novas hortas.

“A parceria é fundamental porque a horta pedagógica dentro da escola amplia e muito as possibilidades do trabalho que os professores podem desenvolver com as crianças sobre sustentabilidade e alimentação, por exemplo, ensinando na prática sobre o uso da água ou a produção de alimentos”, afirma o secretário da Educação, Alexandre Schneider.

O trabalho pedagógico com horta proporciona a reflexão sobre a alimentação saudável orgânica e todos os seus benefícios na melhoria da qualidade ambiental e de vida, além de contribuir para a incorporação de hábitos sustentáveis, incentivando práticas cooperativas e solidárias, responsabilidade com o consumo consciente, redução e destinação adequada dos resíduos.