Segunda-feira, 17 de Maio de 2021 | Horário: 11:08

Saúde retoma vacinação contra Covid-19 em gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos

Imunização será feita com doses da Pfizer exclusivamente nesta segunda (17), terça (18) e quarta-feira (19)
1481044-Retomada da vacinação contra a Covid-19 para grávidas e puérperas com comorbidades.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) retomou nesta segunda-feira (17/05), a vacinação das gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades acima de 18 anos. A imunização deste grupo está sendo feita com a reserva de doses da vacina da Pfizer exclusivamente hoje, na terça (18) e na quarta-feira (19), nas Unidades Básicas de Saúde e mega postos. Após essa data, a vacinação estará sujeita a disponibilidade deste imunizante, devendo a unidade manter lista de espera para convocação.

O prefeito Ricardo Nunes acompanhou o início da imunização de gestantes e puérperas nesta manhã, no Allianz Parque, na Zona Oeste da capital. “Além de ter a vida da mamãe, tem ali dentro ao menos uma vida. A vacina é que salva vidas”, afirmou.

Nesta segunda-feira, os oito mega postos estão aplicando a primeira dose da vacina e as 468 UBSs a primeira e a segunda dose de todos os grupos descritos no Instrutivo nº 21 da campanha de imunizaçãoOs mega drive-thrus e farmácias estão suspensos temporariamente.

As gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades acima de 18 anos precisam apresentar documento de identificação (preferencialmente CPF) e comprovante de condição de risco (exames, receitas, relatório ou prescrição médica), contendo o CRM do médico. As puérperas também precisam apresentar a certidão de nascimento do bebê.

São consideradas comorbidades doenças cardiovasculares, diabetes, pneumopatias crônicas, cirrose hepática, obesidade mórbida e casos de hipertensão. O detalhamento encontra-se nesta lista, disponibilizada na página Vacina Sampa.

A SMS recomenda que a ida aos locais de vacinação aconteça de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos, e com o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) preenchido, para agilizar o tempo de atendimento. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço completo, telefone e data de nascimento para concluir o cadastro.

Novos grupos imunizados - A capital inicia na terça-feira (18/05), a vacinação de motoristas e cobradores da rede de transportes coletivos.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, a imunização de pessoas com comorbidades e idade acima de 50 anos segue sendo realizada. “No próximo dia 21 nós vamos dar início à vacinação das pessoas com comorbidades acima de 45 anos e também de pessoas com deficiência permanente dentro do Benefício de Prestação Continuada (BPC) acima de 45 anos”, explicou.

No último sábado (15) também foi iniciada a imunização dos profissionais de saúde autônomos como dentistas, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros.

A VACINAÇÃO NA CIDADE NESTA SEGUNDA:

468 Unidades Básicas de Saúde (UBS)
Horário: De segunda a sexta, das 7h às 19h
Veja os endereços clicando aqui ou no buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/

AMA/UBS Integradas
Funcionamento: 7h às 19h, inclusive aos sábados e feriados.
Veja aqui a lista com os endereços:

Oito Mega Postos
Funcionamento: 8h às 17h

1) SHOPPING ARICANDUVA
Avenida Aricanduva, 5.555, Estacionamento Auto Shopping Acesso pelo Portão P4, Aricanduva

2) FACULDADE SANTA MARCELINA
Rua Cachoeira Utupanema, 40 – Itaquera

3) UNISA SANTO AMARO
Rua Isabel Schmidt, 349

4) CENTRO EMPRESARIAL DE SÃO PAULO
Av. Maria Coelho Aguiar, 215 – Acesso pelo Terminal João Dias ou Metrô Giovanni Gronchi

5) CLUBE HEBRAICA
Rua Ibianópolis, 781

6) ALLIANZ PARK
Av. Francisco Matarazzo, 1.705

7) CLUBE PAULISTANO
Rua Honduras, 1.400

8) LIONS CLUB VILA MATILDE
Rua Cel. Luis Gonzaga Azevedo, 11

Informações sobre a campanha de imunização da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo podem ser obtidas clicando aqui.