Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2023

Saúde realiza mais de 2 mil atendimentos a foliões durante o Carnaval

Horário: 00:00
Profissionais, equipamentos e ambulâncias garantiram assistência nos quatro dias oficiais de folia e no fim de semana pré-carnavalesco na capital

Após os dias de festa carnavalesca pelas ruas da cidade, a logística de atendimento médico organizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dedicada aos foliões da capital, registrou um total 2.054 atendimentos nos quatro dias oficiais de folia e no fim de semana pré-Carnaval, além de 67 remoções para unidades hospitalares.

Ontem (21), último dia oficial de folia, foram registrados 314 atendimentos médicos, com dez remoções para unidades hospitalares. A estrutura montada pela SMS para o Carnaval para o dia contou com 20 postos médicos espalhados pela cidade e 367 profissionais, com equipes compostas por 156 brigadistas, 36 médicos, 36 enfermeiros, 72 técnicos de enfermagem, 36 assistentes administrativos e de tecnologia, oito supervisores técnicos, além de 21 profissionais da equipe da sala de situação e regulação e dois coordenadores-gerais. O socorro e as remoções ficaram a cargo de 152 ambulâncias, sendo 127 básicas e 25 com Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

As principais causas dos atendimentos ao longo da terça-feira de Carnaval foram mal-estar, fadiga, náusea, vômito, dor de cabeça, tontura e instabilidade.

Os serviços da logística especial de assistência médica de urgência e emergência organizada pela SMS durante os desfiles de blocos de rua do Carnaval 2023 foram ofertados de acordo com o número diário de eventos.

Sambódromo

Durante os desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, a assistência médica pré-hospitalar local foi realizada por uma empresa privada especializada nos tipos de atendimento previstos nessas ocasiões. Os documentos foram previamente avaliados pela SMS. Os casos que após avaliação médica necessitaram de remoções foram regulados diretamente pelo Samu.