Terça-feira, 17 de Março de 2020 | Horário: 14:41

Saúde intensifica atendimento nas unidades municipais para evitar a proliferação do coronavírus (Covid-19)

Unidades de saúde aumentam a assistência para estancar o avanço da doença e garantir o atendimento médico aos paulistanos

Atualizado em 18/03/2020 às 21h17

A Prefeitura da cidade de São Paulo decretou situação de emergência no município e publicou as medidas que serão adotadas pelas Secretarias nesse período. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) colocará à disposição 490 novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) na rede pública, sendo 190 em até 20 dias, com a reorganização do sistema municipal e, pelo menos, 300 em até 50 dias com recursos do Ministério da Saúde. As férias dos profissionais de saúde serão adiadas por 60 dias.

Atualmente a rede municipal tem 507 leitos de UTI para o enfrentamento à Covid-19, sendo 372 para adultos e 135 pediátricos.

A população contará também com o aumento da assistência em 132 serviços, sendo 13 prontos socorros (PS), 13 unidades de pronto atendimento (UPA), oito assistências médicas ambulatoriais (AMA) 24 horas e cinco AMA hospitalares. Entre as ações de aumento na assistência, é possível destacar a alteração do horário de atendimento de 93 AMA, sendo nove AMA 12h e 84 AMA/UBS Integradas, que passarão a funcionar das 7h às 22h.

Medidas
Cabe à SMS adotar medidas para a conscientização dos cidadãos da cidade de São Paulo, como recomendar que locais com aglomerações de pessoas sejam evitados, assim como orientar bares e restaurantes a adotar medidas de prevenção.

No atendimento 156, os munícipes receberão informações sobre coronavírus e Covid-19 e o atendimento realizado pelos funcionários do call center com base em script elaborado por SMS poderá identificar o potencial de pessoa infectada. A partir dessa identificação, se for o caso, providenciar a coleta domiciliar para a realização do exame. O resultado poderá ser comunicado por contato telefônico ativo da Central SP 156.

A mensagem no atendimento 156 e nas centrais telefônicas dos órgãos municipais será de orientação aos cidadãos sobre os cuidados e prevenção sobre a Covid-19.

A SMS realizará campanhas em articulação com os governos Estadual e Federal para a orientação da população sobre os cuidados a serem adotados para a prevenção da doença, assim como os procedimentos que devem ser observados nos casos de suspeita de contaminação.

Cirurgias
As cirurgias previstas na rede municipal serão realizadas de forma gradual e de acordo com a prioridade clínica. Ou seja, os procedimentos que não são urgentes serão adiados, nesse primeiro momento. Já as cirurgias de pacientes oncológicos não serão suspensas.

Vacina contra a gripe
Para auxiliar no diagnóstico da Covid-19, o Ministério da Saúde antecipará a campanha de vacinação contra a influenza que aconteceria apenas em maio, para a próxima segunda-feira (23), priorizando os idosos e os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do atendimento à população na primeira etapa. Mesmo não sendo eficaz contra o coronavírus, essa estratégia auxiliará a descartar as influenzas na triagem.

Dicas de prevenção
- Cubra sua tosse
- Utilize lenços descartáveis e jogue-os no lixo após o uso
- Cubra sempre o nariz e a boca ao tossir os espirrar
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão
- Evite aglomerações ou locais pouco arejados
- Evite tocar olhos, nariz e boca
- Não compartilhe objetos de uso pessoal

Saiba mais:
Prefeitura de São Paulo declara situação de emergência com medidas para evitar disseminação do coronavírus
Prefeitura de São Paulo anuncia novas medidas para evitar a proliferação do Covid-19 e garantir atendimento médico
Coronavírus: Conheça as principais dicas de prevenção
Educação: Alunos participam de “Dia D” de prevenção ao coronavírus
Influenza ou coronavírus? Saiba as diferenças
Coronavírus: Quando devo procurar uma unidade de saúde?
Coronavírus: Confira as dúvidas mais frequentes e quando procurar ajuda
Prefeitura de SP suspende eventos públicos e promove interrupção gradual das aulas
Coronavírus: Prefeitura disponibiliza informações e orientações técnicas
Coronavírus: Prefeitura de São Paulo apoia ações do Governo do Estado