Sexta-feira, 7 de Fevereiro de 2020

Saúde distribuirá dois milhões de preservativos no Carnaval de São Paulo

Horário: 00:00
Campanha “Camisinha na Folia” estará nos principais blocos de rua, ensaios das escolas de samba e no sambódromo do Anhembi

A 19ª edição da campanha “Camisinha na Folia”, realizada pelo Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, colocará à disposição dos foliões dois milhões de preservativos gratuitos no Carnaval de 2020. Serão distribuídas camisinhas masculinas (externas) e femininas (internas), além de sachês de gel lubrificante, em diversos pontos da capital paulista.

“O Carnaval é um momento de festa e de muita curtição, portanto uma data comemorativa estratégica para que a prevenção esteja ainda mais próxima das pessoas”, diz Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/Aids. “É importante que o preservativo esteja sempre à mão. Por isso, temos feito um intenso trabalho para que as camisinhas estejam cada vez mais disponíveis na cidade de São Paulo, para além das unidades de saúde, como terminais de ônibus e estações do metrô”, completa.

A campanha “Camisinha na Folia” está estruturada em quatro fases. A primeira delas começou no dia 17 de janeiro, com a presença dos agentes de prevenção do PM DST/Aids nos ensaios das escolas de samba de São Paulo. A equipe já passou pela Unidos de Guaianases, Estrela do 3º Milênio, Tom Maior, Unidos de Vila Maria e Brinco da Marquesa. As próximas atividades estão previstas para o próximo sábado (08), no ensaio do Combinado de Sapopemba, e domingo (09), na Vai-Vai.

A segunda fase compreende o Pré-Carnaval de Rua de São Paulo, que acontece nos dias 15 e 16 de fevereiro. Haverá distribuição de preservativos nos principais blocos da cidade.

Na sexta-feira (21), dia em que as Escolas de Samba de São Paulo abrem os desfiles no Sambódromo do Anhembi, o PM DST/Aids estará no local distribuindo camisinhas. As ações da campanha voltam às ruas no sábado (22), domingo (23), segunda (24) e terça-feira (25), quando as equipes vão atuar em mais de dez blocos.

A “Camisinha na Folia” encerra as ações no Pós-Carnaval, com a cobertura de mais seis blocos nos dias 29 de fevereiro e 1º de março.

Além da distribuição das camisinhas pelos agentes de prevenção nos ensaios das escolas de samba e nos blocos de rua, os preservativos gratuitos também estão disponíveis nas 20 tendas de serviços da Prefeitura que serão instaladas ao lado das tendas da SMS.

Os estoques das camisinhas serão reforçados durante o Carnaval nos locais fixos de distribuição, que incluem os 30 terminais municipais de ônibus e as cerca de 40 estações do metrô.

PEP

A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma de prevenção ao HIV para casos em que houve situação de risco de infecção, como a camisinha sair, romper ou não ter sido utilizada. A profilaxia deve ser iniciada em até 72h após essa exposição. Na cidade de São Paulo há 60 serviços municipais que ofertam a PEP gratuitamente, inclusive as unidades com funcionamento 24. A página sobre PEP do Programa Municipal de DST/Aids será divulgada na lista de serviços que estarão nos totens informativos que serão instalados pela Prefeitura durante o carnaval.