Quarta-feira, 21 de Setembro de 2022 | Horário: 09:37

Saúde desenvolve ações voltadas à preservação de áreas verdes no Novo Anhangabaú

Evento, que tem início nesta quarta-feira (21), visa requalificar a praça Pedro Lessa com entrega de sementes e sessões de Tai Chi Pai Li

Para celebrar o fim do inverno e o começo da primavera nesta quinta-feira (22), a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS), por meio do Programa de Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs) da Unidade Básica de Saúde (UBS) República, participa do processo de requalificação da praça Pedro Lessa, organizado pela equipe do Novo Anhangabaú.

A parceria, que visa à criação de um jardim com flores e plantas ornamentais na praça Pedro Lessa, começa oficialmente nesta quarta-feira (21), das 9h às 11h, com a entrega de sementes de girassol e composto orgânico, como o primeiro passo para a conscientização sobre a importância da participação da população na preservação do meio ambiente, como ferramenta para o bem-estar e saúde mental.

Além disso, o evento conta com uma exposição de animais sinantrópicos, como escorpiões, e a realização de práticas integrativas e complementares em saúde (Pics) como sessões de Tai Chi Pai Li, entre outras.

De acordo com a gestora regional do Pavs, Elza de Santana, estão programadas atividades mensais no local. “Nossa parceria nesse projeto é de médio a longo prazo, com a criação do jardim, e contribui desde a instrução das pessoas para lidarem com animais peçonhentos, até a montagem de uma horta educativa, com oficinas de plantio para que a população entenda que é possível ter um espaço verde mesmo dentro de um apartamento, por exemplo, e estar em contato com a natureza”, explica.

Elza complementa que o projeto visa contribuir também, em breve, com a conscientização para a preservação e utilização do espaço coletivo e criar um ambiente para desenvolver Pics.

O Pavs da UBS República trabalha nesse projeto em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis (MNCR) e o Movimento Nacional da População de Rua (MNPR).