Quinta-feira, 18 de Julho de 2019 | Horário: 19:30

Saúde convoca população de 15 a 29 anos para vacinação contra o sarampo no sábado

Secretaria Municipal de Saúde reforça ações de enfrentamento da doença no município com a vacina, que é a única forma de prevenir o sarampo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, participa neste sábado (20) do Dia D de vacinação contra o sarampo. A mobilização para conter o avanço da doença em todo o Estado convoca os paulistanos com idade entre 15 e 29 anos para receberem a dose. Mesmo quem já tomou a vacina ou teve a doença, deve ir até a UBS mais próxima ou a um dos locais de vacinação no sábado. Confira aqui os postos volantes.

A cidade de São Paulo desenvolve várias ações para controlar o sarampo desde junho. Um evento na universidade Uninove reuniu 200 pessoas e 30 instituições de ensino superior, além de FATEC e EJA – Ensino de Jovens e Adultos – para a sensibilização sobre da vacinação contra o sarampo. Nesta terça (16), a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) promoveu mais uma capacitação de profissionais de saúde para o controle da disseminação e para o manejo da doença.

O sarampo é uma doença que pode evoluir para complicações e levar à morte. Sua notificação é obrigatória e imediata. Em todos os casos suspeitos identificados, a vigilância epidemiológica desencadeia ações de bloqueio vacinal para interromper a transmissão da doença.

As ações são realizadas em todos os locais frequentados pela pessoa com suspeita de ter contraído o sarampo como a vizinhança da residência, locais de trabalho, estudo e espaços onde o paciente transitou no período de transmissão da doença.

A Covisa já realizou 843 ações de bloqueio vacinal com aplicação de 32.732 vacinas em ações seletivas, desde o surgimento dos primeiros casos em março de 2019.

Os casos de sarampo têm crescido em outras regiões do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), desde novembro do ano passado, o vírus tem circulado com maior intensidade em países como Madagascar, Ucrânia, Filipinas, Índia, Nigéria, Cazaquistão,  Venezuela, Iêmen e Myanmar e em Nova York. Na capital paulista, as três primeiras ocorrências confirmadas foram importadas, sendo uma da Noruega, uma de Israel e outra de um navio oriundo de Malta. “É importante que as pessoas entendam que, além de segura, a vacina é a única forma de prevenir a doença”, alerta a Coordenadora de Vigilância em Saúde da cidade de São Paulo, Solange Saboia.

Ações de enfrentamento

Além de disponibilizar a vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Secretaria Municipal de Saúde fortalece as ações de imunização em universidades, terminais de ônibus, estações de trem, metrô, shoppings centers, praças e parques com o objetivo facilitar o acesso à vacina e melhorar a cobertura vacinal.

Neste mês de julho, a Secretaria de Saúde tem 16.500 servidores atuando diretamente nas regiões do município em busca da população com idade entre 15 e 29 anos para a vacinação.

No primeiro semestre de 2019, a SMS intensificou ações de extra muro para crianças na faixa etária de 1 a 4 anos. Nas creches públicas e privadas atingiu a meta de vacinação contra o sarampo em 95,9% das crianças.