Terça-feira, 14 de Julho de 2020

Sarampo: segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação começa nesta quarta-feira

Horário: 00:00
Imunização é voltada ao público de seis meses a 49 anos de idade. A campanha segue até 31 de agosto, em toda a cidade de São Paulo

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove, a partir desta quarta-feira (15), a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A vacina é a tríplice viral (SCR) contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola, voltada ao público de seis meses a 49 anos de idade. A campanha segue até 31 de agosto, em toda a cidade de São Paulo.

A estratégia será a imunização indiscriminada para crianças de um ano a menores de três anos de idade, e para pessoas entre 15 a 49 anos. Para as crianças de seis a 11 meses e população de três a 14 anos de idade, será preciso uma avaliação da situação vacinal da caderneta de vacinação pelo profissional da Unidade Básica de Saúde (UBS).

A primeira dose da vacina tríplice viral já é aplicada a partir dos 12 meses de idade e, a segunda, feita com a tetraviral (SCR+varicela), em crianças a partir de 15 meses.

Vale lembrar que a imunização tríplice viral segue o calendário do Ministério da Saúde para as outras faixas etárias. Pessoas até 29 anos devem ter duas doses comprovadas e quem tem entre 30 e 59 anos precisa ter pelo menos uma dose.

A primeira etapa da campanha aconteceu entre 10 de fevereiro e 13 de março, para pessoas de cinco a 19 anos de idade. O município de São Paulo (MSP), com o objetivo de reduzir o número de não vacinados (suscetíveis), ampliou a faixa etária para até 29 anos. A vacinação nesta etapa foi seletiva, ou seja, só tomou vacina quem estava com esquema incompleto de imunização. Do dia 10 de fevereiro até 13 de março, 306.799 pessoas, de cinco a 29 anos de idade, compareceram aos postos de vacinação ou tiveram a situação vacinal avaliada e, destes, 25.766 receberam a vacina tríplice viral.

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município (UBS).

Encontre a unidade mais próxima à sua casa no Busca Saúde.