Notícia na íntegra

Segunda-feira, 11 de Janeiro de 2021 | Horário: 08:00

São Paulo Verde explica novo Plano Municipal de Arborização Urbana

Podcast da Prefeitura traz dados, metas e benefícios sobre o patrimônio arbóreo da cidade

São mais de 420 mil exemplares de árvores somente no espaço viário da cidade de São Paulo. Isso quer dizer que, sem contar os parques e as propriedades internas, existe uma árvore para cerca de 30 habitantes nas ruas do município. 

O cuidado com essa vegetação é essencial, pois a arborização tem impactos na qualidade de vida dos homens, dos animais e mesmo de outras plantas. As árvores promovem refúgio e alimento para centenas de espécies de pássaros e também para alguns mamíferos, como os saguis. A vegetação contribui para a diminuição de ilhas de calor, para a umidade do ar e para a permeabilidade do solo. 

O Plano Municipal de Arborização Urbana leva em conta a importância do cuidado com as árvores, desde a manutenção até o plantio planejado de novos exemplares, em ação integrada entre vários setores da administração municipal, oferecendo muito além que paisagens mais agradáveis, mas uma alternativa de combate às mudanças climáticas, preservação da biodiversidade e qualidade de vida. 

“A árvore é o elemento que te conecta com a natureza quando você sai de casa. Nós temos diversidade, uma quantidade de espécies muito grande e com diferentes características, cores e florada o ano todo”, diz Priscilla Cerqueira, da Divisão de Arborização Urbana da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. 

Ouça o episódio do São Paulo Verde sobre esse assunto: 


collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn