Sexta-feira, 1 de Março de 2019 | Horário: 17:49

São Paulo teve segundo fevereiro mais chuvoso dos últimos 24 anos

De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergência Climáticas (CGE), índice de 375,0mm de chuva foi 78,5% acima da média esperada de 210,1mm para o mês

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, que compila dados pluviométricos da Capital paulista desde 1995, este foi o segundo mês de fevereiro mais chuvoso da série histórica, com 375,0mm de chuvas. O número é 78,5% acima da média esperada, que era de 210,1mm.  O primeiro fevereiro mais chuvoso permanece sendo o de 1995, com 415,9mm.

"Fevereiro transcorreu sob a influência do fenômeno El Niño, que esquenta de forma intensa as águas do Pacífico Equatorial. O fenômeno deixa as temperaturas mais elevdas em São Paulo. Além disso, o fato da capital paulista estar próxima do Sul do Brasil, onde o El Niño atua com mais intensidade, contribui para o excesso de chuvas”, explica o meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo, Thomaz Garcia.

Em fevereiro foi registrada a maior temperatura do ano em São Paulo e a maior da série histórica do CGE, que compila dados desde 2004. No dia 2, os marcadores registraram média de 36,7 °C. No mesmo dia, o bairro de São Matheus, na Zona Leste, registrou a maior temperatura absoluta com 38,7 °c.

“Após um fim de janeiro e um início de fevereiro com temperaturas muito elevadas, devido à presença de um bloqueio atmosférico, uma frente fria acompanhada de uma massa de ar frio trouxe mudanças no tempo, com chuvas mais frequentes e volumosas. O dia mais chuvoso foi 16 de fevereiro, com 72,9mm, que equivale a 35% da média esperada para o mês, os 210,1mm”, complementa Garcia.

Mas no geral, as temperaturas ficaram ligeiramente abaixo da média esperada para o mês que é de 19,7°C a mínima e 29,7°C de máxima. O mês registrou uma média de temperatura mínima de 18,9°C e máxima de 28,6°C, ou seja, em torno de 1 grau de diferença, tanto para as mínimas quanto para as máximas.

Umidade do ar

Com relação à umidade relativa do ar, somente os dias 1º e 2 apresentaram índices abaixo dos 30%, considerado inadequado para a saúde de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mês de março

Março continua sob influência do fenômeno El Niño, que esquenta as águas do Pacífico Equatorial. A média esperada de chuva para o mês é de 177,4mm. O março mais chuvoso, segundo dados históricos do CGE da Prefeitura de São Paulo, foi o de 2006, com 338,8mm.

Com relação à média de temperatura para o mês, são esperadas mínima de 19,1°C e máxima de 28,3°C.