Notícia na íntegra

Terça-feira, 14 de Novembro de 2017 | Horário: 11:08

São Paulo terá habilidades socioemocionais integradas ao novo Currículo da Cidade

Documento construído por educadores da rede traz as competências para o século 21 integradas aos conteúdos trabalhados em sala de aula

A Secretaria Municipal de Educação terá pela primeira vez, a partir do próximo ano, um novo Currículo da Cidade com uma série de inovações, entre elas a inclusão de habilidades socioemocionais integradas ao conteúdo.

O documento vai além das disciplinas e áreas do saber e traça objetivos de aprendizagem específicos e claros, alinhados com as habilidades que se quer desenvolver no aluno da rede, como autonomia e determinação; responsabilidade e participação e pensamento científico, crítico e criatividade. "São Paulo precisa de um documento que aponte aonde queremos chegar, que aluno queremos formar", diz o secretário da Educação, Alexandre Schneider.

Com elaboração participativa, foram montadas diversas frentes de trabalho, envolvendo especialistas de dentro e de fora da rede, educadores e estudantes em todas as regiões da cidade. E, pela primeira vez na história da rede, alunos foram ouvidos em uma pesquisa online sobre o tema.

O levantamento feito pela Secretaria Municipal de Educação teve a participação voluntária de 43.655 estudantes entre 8 e 18 anos, respondendo a questões de múltipla escolha. Com o resultado foi possível traçar o perfil do aluno que a rede quer formar e, a partir daí, uma “matriz de saberes” com as habilidades socioemocionais que integram o currículo.

Já para o próximo ano, quando o novo currículo chega às escolas, os professores receberão material de formação e com orientações didáticas que levam em conta as habilidades que os alunos devem desenvolver e a melhor estratégia de comunicar estes conteúdos.

Participação de professores da rede e especialistas de Educação

Desde março, Grupos de Trabalho formados por cerca de 200 professores e especialistas se reuniram em mais de 100 encontros para elaboração dos conteúdos por área de conhecimento.

A atualização do currículo escolar também foi tema de discussão em mais de 4,7 mil grupos com um total de 16 mil professores nas escolas, que também responderam em grupo uma pesquisa online. Todo o material produzido passou por leitura crítica de especialistas dentro e fora da rede. Após esta etapa, os professores das escolas municipais também puderam participar da discussão sobre os conteúdos relativos à sua área de atuação, dando inclusive sugestões, pelo sistema digital da rede municipal e em grupos nas escolas.

Leia também:
Prefeitura anuncia acordo para promover competências socioemocionais na educação
Prefeitura recebe proposta de doação de equipamentos para melhorar conectividade nas escolas
Prefeitura recebe doação de computadores e impressoras da indústria elétrica e eletrônica
Prefeitura de SP recebe doações de livros, computadores e tablets
Parceria com Microsoft amplia utilização de tecnologia na rede municipal de ensino
Prefeitura de SP acerta parcerias com Ministério da Educação

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn