Quarta-feira, 4 de Julho de 2018 | Horário: 19:46

São Paulo tem mais de cem estações de compartilhamento de bicicletas

Para utilizá-las, usuário deve se cadastrar no site da empresa ou no aplicativo, e escolher o plano que atende suas necessidades

Quem quer praticar atividade física, ou simplesmente optar por outro meio de transporte, pode contar com as bicicletas das empresas cadastradas na cidade. O novo sistema de compartilhamento foi lançado pela Prefeitura de São Paulo em setembro de 2017 e o programa, remodelado, passou a funcionar a partir de 30 de janeiro.

Uma das empresas cadastradas no programa da Prefeitura é a Tembici, que opera o BikeSampa, com patrocínio do Itaú Unibanco, para a operação das 101 estações instaladas. Quando a operação estiver completa, a previsão é que 260 estações estejam em funcionamento.

O Bike Sampa tem um acervo de 1.700 bicicletas e 32.354 usuários cadastrados. Para o empréstimo das bicicletas laranjas, o ciclista deve se cadastrar no site www.bikeitau.com.br, ou pelo aplicativo Bike Itaú, e ativar um plano: diário (8 reais); por três dias (15 reais); mensal (20 reais) ou anual (160 reais). O pagamento é feito por cartão de crédito. Vale ressaltar que não é necessário ter uma conta ou cartão deste banco específico. A liberação da bicicleta pode ser feita pelo próprio aplicativo, por Bilhete Único ou pelo cartão do usuário (neste caso é cobrado R$ 5,00 para emissão e envio – exceto para o plano anual).

Nas estações do Bike Sampa espalhadas pela cidade de São Paulo, os ciclistas podem fazer viagens ilimitadas de até 60 minutos, com intervalos de 15 minutos entre elas. Caso a viagem dure mais que 60 minutos e a regra do intervalo não seja respeitada, a  hora excedente será tarifada.

Estação Bike

Inaugurada no terminal Cidade Tiradentes em 7 de junho, a Estação Bike é um projeto do Bike Sampa onde locais para retirada e devolução de bicicletas ficam em terminais de transporte coletivo.

Com modelo especial de funcionamento, a Estação Bike permite que, ao retirar uma bicicleta no Terminal Cidade Tiradentes, o usuário fique com ela por até 12 horas consecutivas. Assim, poderá ir com ela para casa e devolvê-la no dia seguinte, na mesma estação.

Para ter direito à retirada, é preciso que o usuário tenha adquirido qualquer um dos planos disponíveis do Bike Sampa e que esteja válido no momento do empréstimo. Os empréstimos realizados exclusivamente no Terminal incluem 12 horas de uso contínuo da bicicleta. A cada 60 minutos adicionais, são cobrados R$ 5.

CicloSampa
Já para utilizar as bicicletas do CicloSampa, operado pela Trunfo e patrocinado pelo Bradesco, o ciclista deve se cadastrar no site http://www.ciclosampa.com.br/.  Os primeiros 30 minutos são gratuitos. Após esse período, se a bicicleta não for devolvida em uma estação do CicloSampa, será cobrada uma taxa de R$ 5,00, a cada período de 30 minutos excedidos, no cartão de crédito registrado. Também não é necessário ter uma conta neste banco.

Há outras três empresas de compartilhamento de bicicletas na cidade (Mobike, Serttel e Yellow), que estão em processo de adequação e operacionalização de seus sistemas. A Tembici e a Trunfo já atuavamem São Pauloantes da nova regulamentação desenvolvida pela Prefeitura e estão adequadas às novas regras do setor.