Terça-feira, 25 de Maio de 2021

São Paulo supera 4,5 milhões de doses aplicadas da vacina contra o coronavírus

Rede de postos segue com a vacinação para os grupos prioritários na capital; mega drive-thrus e farmácias estão temporariamente

A campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade de São Paulo ultrapassou a marca de 4,5 milhões de doses aplicadas, na última segunda-feira (24), somando primeira e segunda dose.

Os dados atualizados na plataforma VaciVida apontam que 4.520.981 doses do imunizante foram aplicadas na capital, sendo 3.036.475 pessoas vacinadas com a primeira dose e outras 1.484.506 que já completaram o ciclo vacinal com as duas aplicações.

No momento, a rede de postos para a campanha da vacina antiCovid opera com as 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mais de 80 AMA/UBS Integradas, oito mega postos com acesso a pedestres, mais de 100 postos volantes, três Centros de Saúde e 17 unidades do Serviço de Atenção Especializada (SAE).

Os postos mega drive-thru e as farmácias parceiras estão com a operação temporariamente suspensa. O atendimento nesses locais será retomado assim que um novo grupo prioritário for divulgado.

Podem receber a vacina na cidade de São Paulo – primeira e segunda dose, desde que respeitado o intervalo preconizado pelo laboratório correspondente (28 dias para a Coronavac e 12 semanas para as vacinas da Oxford /AstraZeneca e da Pfizer) – os seguintes grupos:

• Pessoas com 45 anos e mais com comorbidade e com deficiência permanente
  • Trabalhadores de transporte coletivo (motoristas e cobradores)
  • Profissionais de saúde com 30 anos e mais
  • Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades (acima de 18 anos)
  • Profissionais de saúde com 42 anos e mais
  • Pessoas com comorbidades com 50 anos e mais
  • Pessoas com deficiência permanente beneficiários do BPC com 50 anos e mais
  • Profissionais de saúde com mais de 18 anos que sejam gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) e lactantes (até 2 anos)
  • Metroviários e ferroviários (área de segurança, manutenção, limpeza e agentes de estação na linha de frente com 47 anos ou mais, além de operadores de trem de todas as idades)
  • Pessoas com Síndrome de Down (18 a 59 anos)
  • Pacientes em Terapia Renal Substitutiva (18 a 59 anos)
  • Pessoas transplantadas imunossuprimidas (18 a 59 anos)
  • Idosos com 60 anos ou mais
  • Profissionais de saúde com 47 anos ou mais
  • Profissionais da Educação com 47 anos ou mais
  • Pessoas em situação de rua cadastradas nos Centros de Acolhida
  • Trabalhadores de cemitérios públicos e privados do município de São Paulo
  • Trabalhadores no atendimento direto a vulneráveis da SMADS
  • Trabalhadores no atendimento direto a vulneráveis da SMDHC
  • Pessoas em situação de rua (com mais de 60 anos)
  • População indígena vivendo em terras indígenas
  • Quilombolas
  • Pessoas com 18 anos ou mais com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas)
  • Pessoas com 60 anos ou mais residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas)

Clique aqui e veja a lista de comorbidades elegíveis para a vacina.

Veja todos os detalhes sobre os públicos elegíveis e os endereços dos postos de vacinação na página Vacina Sampa.