Notícia na íntegra

Quinta-feira, 1 de Dezembro de 2022 | Horário: 18:14

São Paulo segue com vacinação contra Covid-19, poliomielite e outras doenças nesta sexta e sábado

Nesta sexta-feira (2), mesmo durante jogo do Brasil, UBSs e AMAs/UBSs Integradas estarão abertas das 7h às 19h; no sábado, serviço ocorre nas AMAs/UBSs Integradas

A vacinação contra a Covid-19, poliomielite e outras doenças ocorre normalmente nesta sexta-feira (2) e no sábado (3) na cidade de São Paulo. Amanhã, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas vacinarão das 7h às 19h, inclusive durante o horário do jogo do Brasil, às 16h. No sábado, a vacinação ocorre nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, aplicando, também, a Pfizer Baby aos grupos elegíveis para receber o imunizante.


Desde 17 de novembro, a imunização contra a Covid-19 está disponível para crianças entre 6 meses e 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades, imunossuprimidos, com deficiência permanente e indígenas. A população pode inscrever seus filhos sem comorbidades, desta faixa etária, para receber eventuais doses remanescentes do imunizante nas unidades de saúde de referência da residência de cada família. Para fazer a inscrição, basta apresentar comprovante de endereço na recepção da UBS. Até esta quarta-feira (30), foram aplicadas 7.668 doses em crianças desta idade, sendo 1.103 no público elegível e 6.565 doses remanescentes.

As primeiras e segundas doses da vacina contra a Covid-19 estão disponíveis para crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos. Para primeira dose adicional (DA1) estão elegíveis pessoas acima de 12 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos quatro meses. Já a segunda dose adicional (DA2) da vacina está disponível para toda a população acima de 18 anos de idade que recebeu a DA1 há pelo menos quatro meses. Está disponível, ainda, a terceira dose adicional (DA3) para pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos que tomaram a DA2 há pelo menos quatro meses.

Até o momento, foram aplicadas 36.601.755 doses da vacina contra Covid-19 no município. Entre adultos, a cobertura vacinal está em 110,7% para a primeira dose (D1), 107,6% para segunda dose (D2), 85,3% para primeira dose adicional (DA1) e 47,3% para segunda dose adicional (DA2).

Entre adolescentes de 12 a 17 anos, a cobertura vacinal está em 116,8% para D1, 107,7% para D2 e 54,7% para DA1. Em crianças de 5 a 11 anos, a cobertura vacinal contra a Covid-19 está em 98,8% para D1 e 81,9% para D2. Em crianças de 3 e 4 anos, a cobertura vacinal está em 47,3% para D1 e em 18,6% para D2.

As campanhas de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação foram prorrogadas por tempo indeterminado na cidade de São Paulo. Contra a pólio, estão elegíveis crianças a partir de 1 ano até 4 anos e 11 meses de idade e, desde o dia 8 de agosto, foram aplicadas 383.997 doses neste grupo. A campanha tem como objetivo imunizar, com a vacina oral contra a poliomielite (VOP), as crianças que tenham o esquema prioritário completo da vacina inativada contra a poliomielite (VIP). Na vacinação de rotina do calendário, a VIP deve ser aplicada aos 2, 4 e 6 meses de idade, e a VOP aos 15 meses e aos 4 anos.

Na campanha de multivacinação, destinada ao público até 15 anos, além da VIP e da VOP, são disponibilizados imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, BCG, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, influenza e HPV.

Os endereços das AMAs/UBSs Integradas podem ser consultados na página Vacina Sampa

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn